Rio - O ciclista ferido a facadas durante um assalto, na noite desta terça-feira, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul da cidade, morreu na madrugada desta quarta-feira. O médico Jaime Gold, de 55 anos, estava internado no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, onde passou por uma cirurgia de quatro horas, mas não resistiu aos ferimentos no braço e abdômen.
O ataque ocorreu por volta das 18h30 próximo à Curva do Calombo. Ele foi socorrido por um colega de profissão que se exercitava perto do local. Segundo o depoimento de um frentista na 14ª DP (Leblon), onde o caso foi registrado, Jaime foi abordado por dois jovens em uma bicicleta, que aparentavam serem menores de idade.
Ainda segundo o depoente, o médico mesmo não tendo reagido a ação dos bandidos foi golpeado com um facão de cerca de 30 centímetros. Ele sofreu três perfurações no abdômen e uma na mão. A bicicleta e seus pertences foram levados.
A Polícia Civil vai tentar localizar câmeras de segurança da região para entender como ocorreu o crime e tentar identificar a dupla de criminosos. O caso será investigado pela 15 ª DP (Gávea).
LEIA MAIS
Violência nas imediações da Lagoa faz nova vítima
Assaltantes atacam com facas em três bairros da Zona Sul nesta sexta-feira
Operação no Aterro prende 13 suspeitos de assaltos com facas a pedestres
Turista vietnamita é esfaqueada em tentativa de assalto no Centro
Presos suspeitos de matar turista alemão a facadas no Carnaval
Dois casos em abril na Lagoa
Esse foi o terceiro caso roubos com vítimas feridas à faca em menos de um mês na Lagoa Rodrigo de Freitas. Em abril, dois jovens foram feridos por ladrões de bicicletas, mesmo sem reagir aos assaltos. O francês Victor Didier, de 19 anos, teve perfurações nos pulmões, na altura do Clube Caiçaras, quando saía de um jogo de basquete, no início da noite do dia 19.
Seis dias depois, a vítima foi Felipe Schuchmann, de 14 anos. Atleta de remo do Flamengo, ele e um amigo foram atacados por quatro adolescentes no início da manhã do dia 25, na altura do Corte do Cantagalo. Ele sofreu escoriações à faca, foi medicado e liberado no mesmo dia.
Casos semelhantes em vários pontos da cidade
Casos semelhantes de roubo com faca, muitos praticados por menores de idade, se espalham na cidade nos últimos meses. No domingo, a turista vietnamita Tran Vu Há, de 39 anos, foi esfaqueada por um menor de 16 anos na Rua 1º de Março, no Centro, em frente à Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Ela foi atingida no braço esquerdo e teve um corte profundo nas costas.
Três casos de roubos com facas foram registrados somente em um dia, em 8 de maio, nos bairros de Laranjeiras, Botafogo e Glória, na Zona Sul. Uma vendedora foi esfaqueada na mão quando um bandido tentou arrancar sua bolsa, na Rua Conde de Baependi. Em Botafogo, na Rua General Polidoro, um estudante universitário teve os pertences roubados. Outra vítima perdeu sua bicicleta e o celular para um ladrão armado com faca enquanto pedalava no Aterro do Flamengo.
No Centro, um homem foi roubado e esfaqueado enquanto esperava o ônibus na Avenida Rio Branco, em abril. O flagrante foi feito pela reportagem da ?TV Globo. ?Dois envolvidos, inclusive o que esfaqueou a vítima, foram presos.