Serviço de transporte coletivo em Nova Friburgo será contratado em caráter emergencial
Serviço de transporte coletivo em Nova Friburgo será contratado em caráter emergencialPaula Valviesse
Por Paula Valviesse
Nova Friburgo amanheceu sem o serviço de transporte coletivo nesta quinta-feira (29/04). Conforme previsto em assembleia da categoria com o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Anexos de Nova Friburgo, à meia noite foi iniciada a greve. No entanto, em nova reunião realizada hoje, às 11h, na porta da garagem da empresa Nova Faol, em Conselheiro Paulino, os profissionais decidiram suspender a paralisação, que durou somente 13 horas.
Segundo o presidente do sindicato, Ivanir Honorato da Fonseca, a decisão de voltar ao trabalho foi amplamente discutida junto aos profissionais, ficando decidido pela maioria a suspensão da greve até o dia de pagamento. De acordo com Ivanir, existe um receio por parte dos trabalhadores de que o salário não seja pago no quinto dia útil, em função de uma queda de receita da empresa no período em que o município ficou na Bandeira Roxa.
Publicidade
“Decidimos por uma paralisação por tempo indeterminado, o que significa que ela poderia durar dias ou apenas horas. Em nova assembleia realizada hoje, foi decidido o retorno do serviço, primeiro com alguns ônibus e, a partir da meia noite, em sua integralidade. Vamos permanecer em estado de greve, mas optamos por esperar até o dia 7, quando está previsto o pagamento e também a conclusão da licitação lançada pela Prefeitura. Se não cair o pagamento, nós paralisamos novamente, dessa vez embasados pela falta de salário e o receio pela perda do emprego de 608 trabalhadores”, explicou Ivanir.
Conforme dito anteriormente pelo presidente do sindicato, a manifestação, com passeata da Estação Livre até a porta da Prefeitura, na última segunda-feira (26/04), assim como a determinação de paralisação do serviço hoje, foi uma forma de chamar a atenção do Executivo, uma vez que o sindicato já havia enviado ofícios, solicitando uma reunião com o prefeito.
Publicidade
Na reunião realizada ontem, na sede da Prefeitura, que terminou por volta das 23h, da qual participaram os representantes da categoria, o prefeito Johnny Maycon e o representante da comissão de mobilidade da Câmara de Vereadores, foi elaborada uma ata, na qual Johnny Maycon se comprometeu em interceder junto a empresa que vencer a licitação para que os trabalhadores sejam absorvidos.
"Nós cobramos do prefeito uma posição quanto aos empregos que serão perdidos. O correto seria que a questão do aproveitamento dos trabalhadores estivesse incluída no edital da licitação, não apenas comunicada nas redes sociais e em entrevistas à imprensa. Foi elaborada a ata, assinada por todos os presentes e pelo prefeito, na qual ele reafirmou o compromisso de interceder junto a empresa que vencer a licitação pela contratação dos funcionários da Nova Faol que perderem seus empregos com essa mudança”, conta o presidente.
Publicidade
Ainda de acordo com o presidente do sindicato, a questão do transporte, mesmo com a licitação ainda é bastante complexa: “Questionamos ainda o tempo de tramitação da licitação, já que a Nova Faol entrega de vez o serviço no dia 15 de maio. A licitação termina no dia 7 de maio, mas a nova empresa que assumir tem um prazo de 60 dias para se instalar, onde o povo vai achar transporte nesse meio tempo?”.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.