Unidade Básica de Saúde Silvio Henrique Braune, no Suspiro, em Nova FriburgoPaula Valviesse

Por O Dia
A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu uma nota de esclarecimento sobre o problema apresentado em uma das câmaras frias da sala de vacina de rotina do Centro de Saúde Doutor Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, que apresentou defeito e resultou na perda de 495 doses de vacinas.
Segundo o município, o equipamento já havia apresentando problemas na última semana, tendo passado por manutenção na última sexta-feira (25/06). Contudo, nesta segunda-feira (28/06), foi detectado que a câmara estava registrando uma temperatura acima do recomendado para a conservação dos imunizantes.
Publicidade
Entre as doses perdidas, não há vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes armazenados no equipamento eram apenas vacinas de rotina, como VIP, BCG, antitetânica, febre amarela, varicela, DTPA, hepatite, penta, HPV, influenza, meningite, DTP, VOP, pneumocócica, rotavírus, dupla viral e tríplice viral.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o Governo do Estado já foi comunicado sobre o caso, para que as vacinas perdidas sejam recolhidas e novas doses sejam enviadas ao nosso município. Além disso, um processo administrativo está sendo aberto para que as devidas apurações sobre o caso sejam feitas e o município tome todas as medidas cabíveis.
Publicidade
Também na última sexta-feira (25/06), a Secretaria de Saúde de Nova Friburgo instalou duas câmaras frias no Centro de Saúde Doutor Sílvio Henrique Braune, no Suspiro. Segundo a Secretaria de Saúde, as câmaras comportam 500 litros cada e serão utilizadas para o armazenamento de vacinas na temperatura correta.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.