Unidades da Rede Municipal de Ensino de Nova Friburgo iniciam o Ano Letivo de 2022 no dia 14 de fevereiroDivulgação

As aulas no Ano Letivo 2022 em Nova Friburgo, tanto na rede pública, quando na rede privada, serão iniciadas em formato 100% presencial. Com isso, para orientar as unidades, os profissionais da educação e os alunos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, publicou no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (4/02), um decreto com protocolos sanitários que deverão ser seguidos.
Entre os protocolos de prevenção contra a Covid-19 que deverão ser seguidos nas instituições em todas as salas/ repartições/ transporte estão: utilização de máscaras faciais para todas as crianças a partir de quatro anos de idade, salvo contraindicações, e estímulo ao uso naqueles entre dois e 4 quatro anos de idade; garantia de boa ventilação dos ambiente; disponibilização de álcool em gel a 70%, água, sabão líquido e papel toalha para higiene frequente de mãos e disponibilização de álcool 70% e saneantes preconizados pela ANVISA para higienização frequente das superfícies de alto contato.
Em ocorrências de suspeita ou confirmação de surtos de Covid-19, a autoridade sanitária competente terá que ser comunicada e o encaminhamento, preferencialmente, será para os Centros de Testagem com documento da escola informando síndrome gripal para atendimento com fluxo diferenciado ou ao Hospital Municipal Raul Sertã, ou a unidade de saúde privada de sua preferência para avaliação médica com diagnóstico, através do preenchimento da declaração constante do decreto.
Os testes deverão ser realizados por todos os profissionais e alunos que estejam com qualquer sintoma suspeito de Covid-19, como dor de garganta, tosse, coriza e congestão nasal, alterações do olfato e/ou do paladar, febre e dor no corpo e/ou nas articulações e sintomas gastrointestinais (diarreia ou vômito) iniciados há no máximo 7 dias; mesmo que estejam assintomáticos.
No caso de resultado positivo e ausência de sintomas, a pessoa deve permanecer em isolamento e manter uso rigoroso de máscara facial até completar 10 dias do teste. Além disso, se surgirem sintomas gripais durante os primeiros 5 dias, antes da realização do teste, o protocolo de casos suspeitos deve ser seguido.
Já o responsável pela escola que identificar um aluno da escola com síndrome gripal deve contactar os pais/ responsáveis pelo aluno sintomático, comunicar do afastamento temporário por suspeita de Covid-19 e orientá-los a levar o aluno com síndrome gripal para atendimento em unidade de saúde de referência.
No caso dos profissionais da educação/ colaboradores, é necessário garantir o afastamento temporário e encaminhar o profissional da educação/ colaborador da escola para atendimento nas unidades de saúde de referência.
Se ocorrer suspeita ou confirmação de surto de Covid-19, ou seja, ocorrência de ao menos três casos confirmados na mesma turma, sem história epidemiológica de exposição de risco fora do ambiente escolar, deve haver comunicação imediata após a ciência à autoridade sanitária local através de envio de formulário, totalmente preenchido para o e-mail ou endereço da Vigilância Epidemiológica de Nova Friburgo.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.