Praça do Skate já foi fechada ao público para obras de revitalização.Divulgação

Foram iniciadas nesta semana as obras de revitalização da Praça do Skate, no Centro de Nova Iguaçu. Os moradores do bairro que passam pela região já podem ver a localidade totalmente cercada pelos tapumes. A praça, que abriga a primeira pista de skate da América Latina, construída em 1976, ganhará novas opções de lazer e terá a pista totalmente restaurada. O objetivo é aproveitar o interesse despertado pela disputa do skate nos Jogos Olímpicos e atrair novos praticantes para o local.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do município, além da pista de skate, toda a praça vai ganhar uma nova pintura, paisagismo, parquinho para crianças, academia da terceira idade e quadra poliesportiva. Toda a obra está orçada em R$ 328.000,00 e a revitalização da pista está em processo de licitação. Após as obras e a reabertura ao público, a prefeitura tem planos de utilizar agentes do segurança presente para reforçar o patrulhamento no local.
Publicidade
A Praça do Skate, inclusive já foi tema de um documentário, lançado em 2013 e que repassa a história da construção da mesma. Em um período em que o país ainda estava sob controla da ditadura militar e esportes como skate, e surf eram marginalizados, moradores da cidade da Baixada que visitaram a Califórnia (EUA), onde o esporte foi criado, e tiveram o primeiro contato. De volta a Nova Iguaçu iniciaram um movimento que atraiu muitos adeptos e depois procuraram o governo municipal, conseguindo a construção da praça e da pista.