Uma das idealizadoras, a produtora Clara de Deus espera o surgimento de novos músicos da Baixada.Divulgação

Músicos de Nova Iguaçu que estejam em busca de um espaço para mostrar a sua arte podem aproveitar as inscrições abertas para o Festival VirtuUau, que está recebendo material de interessados em participar até o dia 30 deste mês. Para participar, basta enviar seu material pelo site do evento (www.festivalvirtuuau.com.br) e depois aguardar. Todos os selecionados recebem uma remuneração simbólica no valor de R$ 300 e, dentro do evento, estarão concorrendo a outros prêmios com os demais selecionados.
Um dos objetivos da iniciativa é dar visibilidade aos artistas locais com incentivo à produção autoral. Uma das idealizadoras do Festival, Clara de Deus atenta para o fato da Baixada ser um grande celeiro de artistas e grandes músicos, que depois de um período de reclusão e distanciamento devido à pandemia, agora terão novas oportunidades nas carreiras.
Publicidade
“A pandemia distanciou as pessoas e os encontros, mas não calou a voz dos que têm tantos sentimentos e desejos para cantar. Aqui germina cultura e o VirtuUau tem o compromisso de valorizar as muitas obras autorais que são invisibilizadas. Desde a minha infância tive oportunidade de conviver com grandes músicos e poetas da Baixada. Meu pai foi parceiro de músicos e poetas que dão brilho à cultura deste nosso território e é um prazer seguir estes passos”, disse.
Para participar do Festival, os artistas precisam ser maiores de 18 anos e inscreveram músicas autorais, inéditas ou não, de quaisquer estilos musicais. Além disso, é preciso ser morador ou nascido em Nova Iguaçu ou qualquer outra cidade da Baixada Fluminense, devendo os inscritos informar: nome completo, RG, CPF, link com vídeo da apresentação, título da canção, ficha técnica dos artistas participantes, fotos para divulgação e uma declaração de direitos autorais.
Publicidade
A curadoria selecionará as melhores músicas que, posteriormente, serão escolhidas através de voto popular. A disputa conta com três etapas: classificatória, eliminatória e final. Na primeira, um júri técnico composto por músicos e uma comissão de TI para evitar fraudes e outros crimes de internet, seleciona as 20 melhores canções e, já na segunda fase, as nove (9) composições mais curtidas recebem outra premiação no valor de R$300. A votação final é validada pelo maior número de curtidas nos vídeos das canções de cada candidato.
Vinte (20) artistas são selecionados por mês, até setembro, somando um total de sessenta (60) canções contempladas, e ao final de cada mês, as três músicas mais curtidas participarão da live na grande final em outubro. O encerramento presencial com os nove (9) autores finalistas de cada etapa de seleção do Festival acontece no Ponto de Cultura Lira de Ouro, em Duque de Caxias, e o primeiro lugar de cada fase recebe, além da importância em dinheiro, o Troféu VirtuUau. Cada artista poderá inscrever apenas uma música por etapa, podendo ser contemplado apenas uma única vez ao longo de todo Festival.
Publicidade
Cria da Baixada e curador do evento, o músico e produtor caxiense Heraldo HB está ansioso pelo número de inscrições e poder ver a produção musical oriunda da região.
“Enquanto artista da região, participar da curadoria de um Festival que tem como objetivo prestigiar os nossos músicos e, ao mesmo tempo, saber que esse momento pode dar um 'respiro em meio ao caos' de forma segura neste período de pandemia, ajuda a celebrar essa potência que é a Baixada. Faz a gente colocar luz em cima de uma galera que produz arte e cultura por aqui de uma forma muito bonita. Acaba sendo, também, uma forma de fazer a roda da economia criativa girar, principalmente nesse momento onde o impacto econômico segue ainda tão grande para quem vive de música”, disse.