As vagas para os cursos são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Foto: Divulgação

Alunos de Nova Iguaçu que estejam próximos da conclusão do ensino fundamental ou que tenham concluído o ensino médio, tem até hoje para se inscreverem no processo seletivo para cursos preparatórios gratuitos para os processos seletivos mais importantes do Estado. A Secretaria Municipal de Educação do município está oferecendo 160 vagas para quem deseja se dar continuidade aos estudos. Para isso, é preciso acessar o site da SEMED (http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semed/preparatorio-nova-iguacu/) ou comparecer presencialmente, das 9h às 16h, na Escola Municipal Monteiro Lobato.
O Curso Preparatório Municipal de Nova Iguaçu é aberto para alunos da rede pública e privada, desde que estes sejam bolsistas em escolas particulares, residentes na cidade. São 80 vagas de pré-vestibular para quem pretende realizar as provas de vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outras 80 de pré-técnico, voltadas ao Ensino Médio nos cursos dos colégios Pedro II, Cefet, Faetec e IFRJ.
O pré-vestibular será ministrado na Escola Municipal Monteiro Lobato, na Rua Luís Lima, s/nº, no Centro, mesmo endereço para inscrições presenciais. Os alunos terão as seguintes disciplinas: Física. Química, Biologia, Geografia Geral e do Brasil, História Geral e do Brasil, Sociologia, Filosofia, Literatura, Português, Redação, Matemática e Língua Estrangeira.
Já o pré-técnico é voltado exclusivamente para alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e tem como principal objetivo preparar os jovens para os processos seletivos de nível médio. Eles terão aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Física, História, Geografia e Redação.
Os contemplados serão divididos em seis turmas presenciais (quatro de pré-vestibular e duas de pré-técnico) e terão aulas aos sábados, entre 7h30 e 17h. Para a matrícula será exigida a seguinte documentação: cópia do documento de identidade e declaração para alunos bolsistas, oriundos de escolas particulares. Já para estudantes da rede pública será exigida declaração escolar além da cópia do documento de identidade. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. A aula inaugural está prevista para 19 de março.