Por gabriela.mattos

Rio - A Justiça do Rio manteve a prisão dos policiais militares acusados de envolvimento no desvio de verba do Fundo de Saúde da Polícia Militar. A decisão foi divulgada nesta terça-feira pela juíza Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, da Auditoria da Justiça Militar. Segundo a magistrada, eles se aproveitaram da "influência dos cargos ocupados para cometer os crimes". A próxima audiência do caso está marcada para o dia 8 de março.

LEIA MAIS

Ex-comandante da PM é investigado por ligação com a Máfia da Saúde

Ex-cúpula da PM transformou QG em balcão de negócios da máfia da saúde

?PMs presos por desviar fundo da saúde são recebidos com revolta no BEP

Os agentes foram presos preventivamente no dia 18 de dezembro acusados de integrarem uma quadrilha que desviou mais de R$ 16 milhões do fundo de Saúde. De acordo com a denúncia, contratos eram feitos com documentos falsos, sem licitações, entre outras irregularidades. Os policiais envolvidos recebiam de 5% a 10% de propina em cima dos valores do contrato. No total, 25 pessoas foram denunciadas.

Os réus que permanecem na cadeia são o ex-chefe do Estado-Maior Administrativo, Ricardo Coutinho Pacheco; o ex-diretor de Finanças, Kleber dos Santos Martins; Sergio Ferreira de Oliveira e Delvo Nicodemos Noronha Junior. Os PMs Décio Almeida da Silva e Helson Sebastião Barboza dos Prazeres já foram soltos, mas tiveram a perda da função pública decretada pela Justiça.

Na decisão, a juíza destacou que "os fatos indicam a periculosidade dos acusados e o risco à ordem pública", o que pode ter gerado "insegurança à sociedade e a própria Polícia Militar". "Tendo em vista ainda que supostamente utilizaram-se de seus postos e da influência de seus cargos para cometerem crimes, sendo necessário preservar a sociedade quanto a este tipo de conduta, a qual envolve, em tese, oficiais do alto escalão da PMERJ", completou.

Você pode gostar