Por gabriela.mattos

Rio - Após um incêndio de grandes proporções que atingiu o prédio da Pró-Reitoria de Gestão e Governança, na Ilha do Fundão, no fim da noite desta segunda-feira, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciou que as aulas no edifício devem retornar na próxima segunda-feira. O local reúne a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), a Escola de Belas Artes (EBA) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur).

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados, por volta das 21h30 desta segunda-feira, e o combate ao incêndio seguiu até as 3h desta terça-feira. De acordo com a UFRJ, a perícia será feita pela Polícia Federal e pelos especialistas do Corpo de Bombeiros.

Incêndio atingiu o oitavo andar do prédio da reitoria da UFRJ%2C na Ilha do FundãoLuiz Ackermann/Agência O Dia

A universidade informou ainda que a reitoria solicitou o apoio da Decania do Centro de Tecnologia (CT) e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) para elaborar um laudo sobre possíveis comprometimentos estruturais da edificação.

A parte elétrica do prédio já está sendo avaliada, assim como a rede de informática, pela Prefeitura da UFRJ e pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Supertic). Em reunião com as direções das unidades acadêmicas que compartilham a edificação. Além disso, as equipes técnicas estão levantando a situação das salas atingidas e um relatório será publicado em breve.

Segundo a UFRJ, a reitoria estará instalada provisoriamente no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN), assim como as Pró-Reitorias. A identificação dos setores e a divulgação dos telefones estarão disponíveis o mais rápido possível. 

Veja a nota completa da UFRJ

Ontem (3/10), por volta das 21h30, foi identificado um princípio de incêndio na sala 827, pertencente à Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6). Infelizmente, o fogo se alastrou rapidamente e os servidores não puderam debelar o incêndio. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram imediatamente acionados e o combate ao incêndio seguiu até as 3h de hoje (4/10). A perícia será feita pela Polícia Federal e pelos especialistas do Corpo de Bombeiros.

A Reitoria solicitou o apoio da Decania do Centro de Tecnologia (CT) e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) para elaborar um laudo sobre possíveis comprometimentos estruturais da edificação. A parte elétrica do prédio já está sendo avaliada, assim como a rede de informática, pela Prefeitura da UFRJ e pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Supertic). Em reunião com as direções das unidades acadêmicas que compartilham a edificação, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), a Escola de Belas Artes (EBA) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur), foi solicitada a suspensão de todas as atividades acadêmicas no prédio até o dia 7/10. As referidas direções estão levantando a necessidade de salas para que as aulas possam ser retomadas dentro de poucos dias. A expectativa é de retorno às aulas no dia 10/10. As equipes técnicas estão levantando a situação das salas atingidas e um relatório será publicado em breve.

A Reitoria estará instalada provisoriamente no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN), assim como as Pró-Reitorias. A identificação dos setores e a divulgação dos telefones estarão disponíveis o mais rápido possível. Objetivando divulgar os encaminhamentos, será realizada reunião emergencial do Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE) hoje, (4/10), às 14h, no CCMN, na Cidade Universitária. As atividades administrativas terão continuidade, objetivando assegurar os interesses maiores da instituição.

A Reitoria e a comunidade da UFRJ agradecem a viva solidariedade das demais universidades federais, estaduais e da comunidade acadêmica nacional e internacional. A Reitoria reconhece também a solidariedade plena e o protagonismo de estudantes, técnicos-administrativos, terceirizados e professores de todas as unidades da instituição. Neste momento de extrema dificuldade e tristeza, a UFRJ saberá enfrentar essas adversidades, demandando apoio institucional compatível com a relevância da instituição para a Nação. Nesse sentido, agendará reuniões com o MEC e os outros ministérios diretamente relacionados com as universidades. Buscará também apoio da sociedade política, notadamente do Congresso Nacional e de todas as entidades que defendem um lugar estratégico para a Universidade brasileira.

Você pode gostar