Por bianca.lobianco

Rio - Equipes do Corpo de Bombeiros aprovaram a vistoria de prevenção contra incêndios nos carros alegóricos que estão nos barracões das escolas de samba. Eles checaram os extintores, as escadas de acesso, além de verificar se as agremiações possuíam um laudo que comprovasse o uso de um produto de ignifugação — que retarda o incêndio nas alegorias.  

O engenheiro da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Edson Marcos Gaspar de Andrade, também acompanhou toda a inspeção. Ele é o responsável por assinar o laudo da Portela, Salgueiro, União da Ilha, Mocidade, Estácio, Mangueira, Vila Isabel, São Clemente e Paraíso do Tuiuti.

Bombeiros fazem fiscalização para prevenir incêndios nos barracõesMaira Coelho / Divulgação

"O papel do Corpo de Bombeiros é fazer a fiscalização no tocante da segurança contra incêndio. Verificar se os extintores estão dentro da validade, as escadas de acesso às alegorias, os geradores no interior dos carros e verificar se há algum tipo de vazamento de combustível. Isso tudo foi feito antes dos desfiles. Mas como os carros foram para a Avenida e retornaram, a equipe está fazendo uma nova vistoria. Não há risco de incêndio nos barracões", informou o Coronel do Corpo de Bombeiros Marcos Lessa. 

A Liesa também prometeu diminuir o número de pessoas no setor 1, local dos acidentes com os carros da Paraíso do Tuiuti e da Unidos da Tijuca, que deixaram 32 feridos no início dos desfiles. O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, informou que uma fiscalização mais rigorosa no setor 1 será feita.

Vistoria do Crea à tarde

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) realizará a inspeção à tarde. O conselho vai avaliar as estruturas do carros da Portela, Mocidade, Salgueiro, Mangueira, Grande Rio e Beija-Flor — as escolas que vão desfilar neste sábado das Campeãs. Um documentação que garante a segurança das alegorias também passará por avaliação.

Reportagem de Maíra Coelho

Você pode gostar