Por luana.benedito

Rio - O governo do estado anunciou que vai estender para toda a população a vacinação contra a febre amarela. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Ses), o início do reforço na imunização deve ocorrer a partir da última semana de março.  Atualmente, a vacinação acontece em apenas em 30 municípios localizados nas divisas com Minas Gerais e Espírito Santo, onde há casos confirmados da doença.

A estimativa, segundo a secretaria, é de que serão necessárias cerca de 12 milhões de doses. Para a primeira etapa, já foram solicitadas 3 milhões de doses ao Ministério da Saúde. 

"O estado do Rio já vem adotando medidas preventivas, como a vacinação da população das cidades que estão próximas às divisas com os estados onde há confirmação de casos, estratégia que vem se mostrando eficiente uma vez que não há nenhum registro de caso da doença em humanos até o momento. Nossa equipe de Vigilância em Saúde vem acompanhando a evolução do cenário epidemiológico no país para que possamos fazer avaliações constantes e dessa forma, continuar nos antecipando, com foco na proteção da população fluminense", explica o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

De acordo com Luiz Antônio, todos os 92 municípios terão seus estoques abastecidos para que possam organizar suas campanhas de acordo com as capacidades operacional e de armazenamento de cada um. A estimativa da SES e de que 1,5 milhão de pessoas sejam imunizadas por mês e, assim, até o fim do ano, o RJ alcance 90% da cobertura vacinal, dentro do público com indicação para a imunização. 

"A expansão da indicação da vacina para todo o estado é continuidade das ações preventivas que estamos adotando desde o início do ano, com base no cenário epidemiológico dos estados vizinhos. Nossas equipes irão orientar os municípios para que possam organizar suas campanhas. É fundamental que os profissionais de saúde estejam atentos às contraindicações da vacina e aos possíveis efeitos adversos", explica Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde.


Você pode gostar