Por luana.benedito

Rio - A Prefeitura de Duque de Caxias informou, na tarde desta quarta-feira, que está descartada a suspeita de febre amarela em uma paciente internada no Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna.

Paciente, de 32 anos, está internada desde o último domingoMaíra Coelho/Agência O Dia

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, o exame teve resultado de sorologia para Leptospirose positivo (Ig M positivo). Resultado obtido junto ao Laboratório de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN).

A mulher, de 32 anos, é moradora do bairro Campos Elíseos  e está internada desde o último domingo. Na ocasião, a secretaria informou que os sintomas da paciente correspondiam também a outras doenças. 

Dose única

O Ministério da Saúde adotou a dose única da vacina contra a febre amarela para as áreas com recomendação de vacinação em todo o país. A medida é válida a partir deste mês de abril e está de acordo com orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

"A partir de agora, as pessoas que já tomaram uma dose não precisam se vacinar mais contra a febre amarela ao longo da vida", afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante o anúncio nesta quarta-feira. Em 2014, a OMS já havia recomendado a mudança, mas o Ministério da Saúde entendeu na época que eram necessários mais estudos para adotar o protocolo.

O governo anunciou também a decisão de contar com o fracionamento da vacina para momentos de epidemia, medida que ainda não tem data para implementação. O objetivo é conseguir imunizar maior número de pessoas em casos emergenciais.

Você pode gostar