Por adriano.araujo

Rio - Imagens feitas pela polícia mostram menores, fortemente armados, fazendo a segurança do tráfico no Morro do Salgueiro, na Tijuca, na Zona Norte do Rio. De acordo com a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), os jovens da comunidade vêm sendo aliciados por traficantes para o crime. Na operação para coibir esta prática, realizada nesta terça-feira, três homens foram presos, um menor apreendido, um suspeito morreu e um policial ficou ferido. 

"Essas ações sempre acontecerão para combater o tráfico de drogas. Que fique claro: se bandido tentar aliciar menor, seja em qualquer comunidade, nós vamos agir para livrar esses adolescentes do julgo desses criminosos. Estamos fazendo a nossa parte desde 2014. Independente de qualquer dificuldade vamos fazer o nosso trabalho. A investigação vai continuar", disse Deoclécio de Assis, delegado titular da DPCA.

Nas filmagens, menores circulam armados com outros traficantes em meio a moradores que transitam na comunidade. Os vídeos também mostram traficantes se escondendo quando a polícia chega no morro e tiros são ouvidos. Ao perceberem que estão sendo filmados, eles ameaçam quem faz os registros.

A operação de hoje contou com 90 agentes e foi planejada há três meses — quando vários menores foram apreendidos em ação na comunidade — e ocorreu em conjunto com a inteligência da Polícia Civil, a DPCA, Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV), Batalhão de Ações com Cães (BAC), a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Salgueiro e a Polícia Militar (PM). O objetivo era cumprir oito mandados dos busca e apreensão, três de busca e apreensão de adolescentes e 11 de busca e apreensão em casas.

De acordo com as investigações, menores entre 12 e 17 anos são recrutados para o tráfico no Morro do Salgueiro e ocupam cargos como vapor, endolação, avião, olheiro e soldado.

Policial é baleado durante operação e menor é apreendido

?Durante a operação, houve uma troca de tiros e um policial militar foi baleado na perna e precisou ser operado no Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio. Ainda não há informações sobre o seu estado de saúde. No confronto, o suspeito Carlos Eduardo Pereira de Souza também foi atingido mais não resistiu aos ferimentos e morreu. De acordo com a Polícia Civil, contra o homem existia um mandado de prisão, por tráfico, pendente. 

A ação teve o objetivo de cumprir oito mandados de prisão, três de busca e apreensão da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) contra menores e 11 mandados de busca e apreensão em casas.

Três pessoas foram presas, entre elas — Bruno Nunes Vieira, o Havana — acusado de ser o chefe do tráfico de drogas da comunidade. Um menor foi apreendido. De acordo com a polícia, bandidos do Morro do Salgueiro cooptavam os adolescentes para o tráfico de drogas na localidade. Na ação, duas pistolas e drogas foram apreendidas. 

Os maiores presos responderam pelos crimes de: tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa armada, corrupção de menores, além de porte ilegal de arma de grosso calibre. Já o menor responderá por fato análogo a todos os crimes, exceto por associação ao tráfico. 

Por segurança, a Rua dos Araújos foi interditada. Nas redes sociais, moradores relataram intenso tiroteio na favela desde cedo e disseram que a troca de tiros pode ser ouvida em diversos pontos da Tijuca.

"Escutando muitos tiros no Salgueiro, tomem cuidado", disse um deles. "Não podemos nem sair para trabalhar tranquilamente, clima tenso por aqui", contou outro internauta.

Reportagem do estagiário Rafael Nascimento

Você pode gostar