Por luana.benedito

Rio - Projeto da Prefeitura de Maricá, em parceria com a Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (Fetaerj), vai transformar a cidade na capital do teatro brasileiro. No dia 20 estreia o Maricá em Cena, projeto que ficará em cartaz até o mês de dezembro. A programação inclui cerca de 150 espetáculos variados, oficinas e intervenções artísticas em praças e ruas do município. Todas as atividades são gratuitas.

Na abertura do Maricá em Cena, o espetáculo “Acorda, Amor!” — a apresentação será no Cine Teatro Municipal Henfil, às 19h. Escrita pela dupla Florencia Santángelo e Marcos Camelo, da Cia Quatro Manos, a peça é inspirada no clássico “A Bela Adormecida”, do escritor francês Charles Perrault, que, por sua vez, tem como base o texto dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm. 

Na estreia%2C “Acorda%2C Amor!”%2C da Cia Quatro Manos%2C inspirado no clássico “A Bela e a Fera”Divulgação

Com direção do brasileiro Marcos Camelo, a peça é apresentada no formato de um monólogo, com interpretação a cargo da atriz uruguaia Florencia Santángelo. Na história são abordados temas como o grande amor e a dor da despedida, além de serem apresentadas personagens pouco lembradas da versão original, como, por exemplo, a mãe da princesa Bela Adormecida, entre outras.

“A ideia é me aproximar da plateia, que em determinados momentos interage naturalmente. Para tanto, utilizo técnicas como o griot — em que o ator interpreta, canta e conta a história —, misturada à linguagem do palhaço, que escuta, olha e se comunica”, reflete Florencia Santángelo.

Além dos cerca de 150 espetáculos que serão encenados até dezembro de 2017, o Maricá em Cena também prevê a realização de várias oficinas gratuitas, que serão ministradas no Cine Teatro Municipal Henfil. De acordo com o presidente da Fetaerj, Pablo Rodrigues, vão ser oferecidos cursos nas áreas de cenografia, iluminação, figurino e maquiagem, além de direção e interpretação teatral. “Os cursos são uma maneira de criarmos mão de obra especializada para o trabalho. E ainda teremos debates e palestras ao longo do ano. Vamos transformar Maricá na capital do teatro”, destaca Rodrigues.

O presidente da Fetaerj acrescenta que o Maricá em Cena contará ainda com espetáculos em praças, ruas e nos colégios da rede municipal de ensino. Também estão previstas intervenções artísticas periódicas nos sinais de trânsito do município. “As intervenções são para levar, de forma bastante lúdica, temas ligados à educação no trânsito”, conta Pablo Rodrigues.

Você pode gostar