Rio - Um assalto em uma loja de relógios do BarraShopping, na Zona Oeste do Rio, assustou clientes e comerciantes no final da manhã desta quinta-feira. De acordo com a Polícia Civil, homens armados atiraram contra seguranças no estacionamento do centro comercial. A ação causou pânico e algumas pessoas tiveram seus pertences roubados.
Três criminosos, dois deles armados de pistola, entraram na loja Caneta Continental e renderam o gerente e uma funcionária, por volta das 11h30. Os assaltantes mandaram o dono e gerente Antônio de Pádua pegar a chave e abrir um espaço reservado somente para relógios da marca Rolex. "Eles entraram rápido e já sabiam o que queriam, falaram "pega a chave para abrir ali" e apontaram para a sala especial do Rolex", disse.
Pádua foi para trás do balcão e acionou o botão de pânico, para alertar a segurança do shopping do assalto. Neste momento, ele levou duas coronhadas nas costas de um dos assaltantes. Ele conseguiu correr para fora da loja e gritar que estava ocorrendo um roubo. Os criminosos fugiram em seguida e não conseguiram, aparentemente, levar nada do local.
Não é a primeira vez que o dono da loja passa por um sufoco na mão de criminosos. Ele disse, sem dar maiores detalhes, que já foi sequestrado e passou a noite em um motel em cárcere. Na ocasião, ele conseguiu fugir do local.
Uma funcionária de um SPA próximo de uma das saídas que os bandidos usaram na fuga relatou que ouviu os tiros. "A reação foi fechar a porta e ir para os fundos da loja", falou. A PM informou que os tiros ocorreram fora do estabelecimento. Agentes da 16ª DP (Barra) foram para o local e realizaram a perícia.
Policiais militares do 31ºBPM (Recreio dos Bandeirantes) e do 18ºBPM (Jacarepaguá) fazem um cerco na região para prender os assaltantes. Segundo a PM, alguns clientes tiveram seus pertences roubados pelos bandidos. Um carro usado por eles foi abandonado na fuga.
O BarraShopping disse, em nota, que ninguém ficou ferido. A administração afirmou que está colaborando com a polícia na investigação. Algumas lojas do shopping chegaram a fechar as portas como medida de precaução.
A reportagem do DIA percorreu o estacionamento do BarraShopping e encontrou somente um segurança em um dos acessos. Questionada, a administração não respondeu o porquê do pouco efetivo no estabelecimento.
Pânico
Os tiros disparados no estacionamento do shopping causou pânico nos frequentadores do estabelecimento. Ainda não se sabe se houve troca de tiros ou se os criminosos atiraram para o alto. Marcas de disparos não foram encontradas no local.
Um áudio atribuído a uma pessoa que estava no estacionamento no momento dos disparos mostra os momentos de terror vividos pelos clientes. "Estou escondido debaixo de um carro no estacionamento do BarraShopping. Três malucos numa HB20 e um a pé saíram metralhando tudo, quase furei minha mão na grade pulando o estacionamento vip. Metralhadora, só isso que eu falo. (...) Estou tremendo. (...) Todo mundo se jogando no chão", relatou.
Em uma outra gravação, um homem narra que um dos criminosos voltou para recuperar o carro abandonado na fuga. Segundo ele, os seguranças não fazem nada e "o carro da vigilância está todo furado". Ele também mostra indignação ao contar que a polícia está no local e não faz nada, enquanto o bandido "anda tranquilamente no pátio".
Através das redes sociais muitas pessoas também falaram sobre os tiros disparados no shopping. "Tiros e correria próximo ao estacionamento do BarraShopping", escreveu um internauta.
Com informações da repórter Paola Lucas