Por thiago.antunes

Rio - Antes considerada uma ilha de segurança no Rio, a Barra da Tijuca vem sofrendo com o aumento da violência na cidade. Ontem, por volta das 11h30, homens armados assaltaram uma relojoaria dentro do Barra Shopping. Na fuga, atiraram em seguranças no estacionamento, gerando pânico no local.

Antônio de Pádua, gerente da loja, foi agredido nas costas pelos assaltantes, que saíram com apenas três relógios deixados para conserto. Segundo a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), que investiga o caso, seis bandidos participaram da ação. Três deles teriam ficado do lado de fora, dando apoio. 

A DRF divulgou as imagens dos suspeitosReprodução

Assustados, lojistas fecharam as portas e houve correria nos corredores do shopping. Por volta das 13h as lojas já estavam funcionando normalmente. Moradora da Barra há 20 anos, M., que preferiu não se identificar, diz que percebe no dia a dia as mudanças na segurança da região. “Há 15 dias estava no banco e entrou uma pessoa desesperada por ter presenciado um tiroteio na Avenida das Américas. Essa violência que antes você via só pela TV, agora está muito próxima”, pontua a moradora, que chegou ao shopping logo após o assalto.

Polícia procura suspeitosDivulgação

Delair Dumbrosck é presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca e entende que a insegurança é vivida pelo carioca, hoje, em qualquer região do Rio. “Isso é o reflexo da falta de estrutura do estado”, pontua. De acordo com a Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio (Ajorio) esta é a 12ª joalheria assaltada somente este ano. Em todoo ano de 2016, 17 joalherias foram assaltadas.

Dinâmica do assalto

O gerente agredido conta que dois criminosos armados de pistola entraram na loja e, no momento do roubo, somente ele e uma funcionária estavam no local. Segundo Pádua, os bandidos entraram e exigiram acesso aos relógios da marca Rolex.

Ao pegar a chave que abre a sala onde os relógios estavam, o gerente apertou o ‘botão de pânico’ do shopping e acionou a segurança. Foi neste momento que ele levou duas coronhadas nas costas. Ao caminhar para a sala, Pádua conseguiu escapar dos bandidos, que fugiram logo em seguida. A ação durou cerca de cinco minutos.

Agentes fizeram perícia no local. Segundo a Polícia Civil, foram seis assaltantes que participaram da ação, mas três teriam ficado do lado de fora do shopping, dando apoioMárcio Mercante / Agência O Dia

Segundo a Polícia Civil, o carro utilizado na fuga foi um Ford Focus branco, roubado em março deste ano, no Catete, Zona Sul. Haveria também um HB-20 dando apoio ao bando. Homens do 31ºBPM (Recreio) e do 18ºBPM (Jacarepaguá) fizeram um cerco na região para tentar prender os assaltantes, mas sem sucesso.

Ainda ontem, agentes da UPP da Cidade de Deus, da 16ªDP (Barra) e da DRF realizaram operação na Cidade de Deus após informações de que os assaltantes eram do local. Ninguém foi preso.

Não é a primeira vez que o dono da loja passa por um sufoco na mão de criminososMárcio Mercante / Agência O Dia


Correria e lojas fechadas

Recepcionista de um SPA, que funciona próximo à porta que os bandidos utilizaram para acessar o interior do shopping, relatou que ouviu os tiros e viu pessoas correndo, em pânico, pelos corredores do Shopping. “A reação foi fechar a porta e ir para os fundos da loja”, falou.

Um áudio, atribuído a uma pessoa que estava no estacionamento no momento dos disparos, mostra os momentos de terror vividos pelos clientes. “Estou escondido debaixo de um carro no estacionamento do BarraShopping. Três malucos num HB20 e um a pé saíram metralhando tudo, quase furei minha mão na grade pulando o estacionamento VIP. Metralhadora, só isso que eu falo. (...) Estou tremendo. (...) Todo mundo se jogando no chão”, relatou. Um outro áudio diz que seguranças não reagiram e “o carro da vigilância todo furado”.

A Polícia Civil informou que os tiros ocorreram na área do estacionamento e ninguém ficou ferido. A assessoria do BarraShopping informou que a administração do shopping está colaborando com a polícia nas investigações sobre o caso.

Você pode gostar