Por gabriela.mattos

Rio - A Polícia Militar realizou, desde às 6h desta sexta-feira, uma operação nos morros da Providência, do Pinto e da Conceição, na Zona Portuária do Rio. A "Operação Central do Brasil" ocorreu quatro dias após 11 lojas serem arrombadas e saqueadas, na Rua Senador Pompeu, no Centro do Rio. Na noite desta quinta, moradores relataram intenso tiroteio nessas comunidades e três suspeitos que tentavam fugir da Providência foram presos. 

Na última segunda-feira, 11 lojas foram arrombadas e saqueadas na Rua Senador Pompeu, no Centro do RioSeverino Silva / Agência O Dia

Com os suspeitos, a polícia apreendeu uma pistola, 392 papelotes de cocaína, 80 trouxinhas de maconha, um radiotransmissor e outros materiais. Na manhã desta sexta-feira, a PM e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) também atuaram no entorno das favelas. Os agentes do órgão têm o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão, e fiscalizar veículos irregulares e depósitos clandestinos nos terminais Procópio Ferreira e Américo Fontenelle. De acordo com a corporação, a operação ocorrerá até segunda-feira.

Na manhã desta sexta-feira, mais dois suspeitos foram presos durante a operação. À noite, os policiais recuperam uma moto BMW, apreenderam 869 sacolés de cocaína, 11 tabletes de maconha, 496 bastões de maconha, 80 pedras de crack , três celulares, dois radiotransmissores, um coldre de pistola, munições de fuzil e pistola, duas pistolas Glock PT .40 e recolheram 11 veículos, sendo 26 infracionados e três recuperados como produto de roubo.

PMs e agentes também atuam na Central do BrasilDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Por causa da ação, algumas vias do entorno das comunidades estão interditadas. Segundo o Centro de Operações, a pista lateral da Avenida Presidente Vargas está fechada no sentido Praça da Bandeira, na altura da Praça da República. A Rua Bento Ribeiro, no sentido Providência, na altura da Central do Brasil, também foi interditada. O órgão pede que os motoristas evitem a região.

Alunos sem aulas

Alunos também ficaram sem aulas na região. A Secretaria Municipal de Educação informou que uma creche, três escolas municipais e um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), na Providência, estão sem aulas. Ao todo, 1.888 estudantes estão sem atendimento. Já a Secretaria Estadual de Educação afirmou que apenas uma unidade não abriu nesta sexta-feira.

A medida tem participação do 5ºBPM (Praça da Harmonia); da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Providência; Regimento de Cavalaria e o Comando de Operações Especiais (COE), que envolve os efetivos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Grupamento Aeromóvel (GAM); além de agentes da Polícia Civil, da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop).

Você pode gostar