Por thiago.antunes

Rio - O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, irá na próxima segunda-feira à Brasília com o secretário de Segurança do Rio, Roberto Sá, e um representante do setor de finanças. O intuito é entender os pontos do Plano Nacional de Segurança do Rio, que está sendo elaborado pelo governo federal.

Fazem parte da elaboração das medidas o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), ministérios da Defesa, da Justiça e do Desenvolvimento Social e Agrário e Agência Brasileira de Inteligência. “Não sei ainda uma linha do plano”, afirmou Pezão.

Uma das medidas que estão sendo analisadas é a possibilidade da integração das câmeras da Polícia Rodoviária Federal com as da prefeitura e da Polícia Militar. O Sistema Alerta Brasil (Sinarf) permite monitorar placas de veículos através das imagens, identificando carros roubados, clonados ou que está com problemas na documentação. Atualmente, as câmeras estão instaladas nas rodovias federais que cortam o estado.

Integração

Para a integração é necessário um termo de cooperação, que seria descrito no Plano de Segurança para o Rio. A medida iria ajudar no combate a roubos de veículos e de cargas. Só em março, na cidade do Rio, houve 13 veículos roubados por dia.

Além disso, os temas debatidos se concentram em reforço financeiro para atuar nas áreas de combate a homicídios dolosos, feminicídios e violência contra a mulher; ações contra o tráfico; e modernização do sistema penitenciário.

Mediadores de conflitos também seriam formados em comunidades carentes. As diretrizes fazem parte do Plano Nacional de Segurança, lançado pelo governo federal.
O anúncio do plano foi feito no dia 11 de maio. Na ocasião, o general Sérgio Etchegoyen, ministro do GSI, disse que o Rio seria um “laboratório inicial”. 

Você pode gostar