Por caio.belandi

Rio - O prefeito Marcelo Crivella viajou nesta terça-feira para a Holanda, onde acontece o Velo-City, um fórum que reúne ciclistas e empresários do setor de bicicletas do mundo inteiro, para discutir soluções para a mobilidade urbana nas grandes cidades. O evento acontece até sexta-feira em Arnhem-Nijmege, a 120 quilômetros da capital holandesa, Amsterdã. 

Além de debater a mobilidade sustentável no fórum, um dos mais importantes da área no mundo, o prefeito também irá acertar os detalhes para o Rio sediar a próxima edição do evento, em junho do ano que vem. Será a primeira vez que o Velo-City virá à América Latina. A expectativa da prefeitura é que o fórum tenha a participação de cinco mil pessoas e gere renda de mais de R$ 13 milhões. 

Na comitiva, Crivella tem a companhia de Rubens Teixeira, secretário Municipal de Conservação e Meio Ambiente. A pasta é a responsável pelas ciclovias da cidade e organizará o Velo City no Rio.

Rio de Janeiro tem 450 km de ciclovia. Cidade sediará Velo-City em 2018Fabio Gonçalves / Arquivo Agência O Dia

Apesar da cidade de ter 450 quilômetros de malha cicloviária, a bicicleta ocupa apenas 5% do total dos meios de transporte utilizados para o deslocamento. São mais de dois milhões de deslocamentos entre pequenos e grandes trajetos, incluindo serviços como entregas.

Você pode gostar