Hospital Estadual Getúlio Vargas também foi atingido pela chuva - Google Maps
Hospital Estadual Getúlio Vargas também foi atingido pela chuvaGoogle Maps
Por GABRIELA MATTOS

Rio - A tempestade que atingiu o Rio atingiu pelo menos 15 unidades de saúde na madrugada desta quinta-feira. No município, sete hospitais e três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ficaram sem luz e precisaram utilizar geradores. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apenas o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, restabeleceu a energia elétrica nesta manhã. Já os hospitais Evandro Freire, Paulino Werneck, Albert Schweitzer, Francisco da Silva Telles, Nossa Senhora do Loreto, Álvaro Ramos, Maternidade Alexander Fleming e as UPAs Vila Kennedy, Sepetiba e Madureira ainda estão sem luz e utilizam geradores.

A secretaria informou ainda que uma parte do teto cirúrgico caiu e enfermarias ficaram alagadas no Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. Não houve feridos no local. De acordo com o órgão, algumas unidades de Atenção Primária também foram afetadas e estão com restrição no atendimento. "Os reparos estão sendo feitos para que os serviços retornem o mais rápido possível. Os pacientes que não puderem ser atendidos hoje por dificuldade de acesso ou problemas nas unidades terão suas consultas remarcadas", completou, em nota.

No estado, os hospitais Carlos Chagas, em Marechal Hermes, e Getúlio Vargas, na Penha, foram atingidos pelo temporal. A Secretaria de Estado de Saúde contou que parte do teto de gesso de um dos corredores do Carlos Chagas cedeu. "A equipe de manutenção tomou as providências necessárias para resolver o problema e ninguém se feriu. A unidade segue em funcionamento", explicou.

Já a direção do Hospital Getúlio Vargas informou que, após as fortes chuvas que atingiram a cidade, parte do teto de gesso da unidade cedeu. Ninguém ficou ferido. "As equipes de manutenção do HEGV estão trabalhando no local e não houve interrupção do atendimento de emergência. Os pacientes internados também estão sendo assistidos. O atendimento ambulatorial da unidade foi restringido nestas quinta e sexta-feira", acrescentou.

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Fundão, também teve falta de luz na madrugada. A unidade explicou que as cirurgias e internações eletivas agendadas para esta quinta-feira foram suspensas até que a situação seja restabelecida.

"Apesar das oscilações do fornecimento de energia, o gerador do hospital está funcionando sem comprometer a rotina. Estão agendados 422 atendimentos ambulatoriais para esta quinta-feira e 353 para esta sexta-feira", afirmou.

Você pode gostar
Comentários