Cerimônia de passagem de comando da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) aconteceu na manhã desta terça-feira - Divulgação
Cerimônia de passagem de comando da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) aconteceu na manhã desta terça-feiraDivulgação
Por O Dia

Rio - O novo coordenador que vai comandar as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) assumiu o posto na manhã desta terça-feira na sede do programa, em Bonsucesso. O coronel Rogério Figueredo de Lacerda assume coordenação do projeto no lugar do também coronel Samir Vaz Lima, que assumirá o 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), em Niterói. 

A mudança acontece em meio ao possível esvaziamento das Unidades de Polícia Pacificadors. Hoje foi anunciado pelo Comando Conjunto da intervenção na Segurança do Rio que o policiamento na Vila Kennedy, favela com UPP, será realizado pelo 14º BPM (Bangu). As Forças Armadas deixam a comunidade nas próximas semanas.

"Não significa uma retirada definitiva, esse prazo pode estender e vai estar condicionado à possibilidade do 14º BPM assumir o policiamento da área. Nós vamos continuar dando apoio ao batalhão sempre que necessário" explicou o coronel Carlos Cinelli, porta-voz do Comando Militar do Leste (CML), ao DIA.

Em nota, o Comando Conjunto da Intervenção disse que a retirada das Forças Armadas dependerá da capacidade da PM assumir o patrulhamento ostensivo na região, o que pode implicar na continuidade dos militares na favela. "Essa capacitação da Polícia Militar depende de diferentes medidas de reestruturação, já em curso pelo Gabinete de Intervenção Federal", diz o texto.

O coronel Figueredo tem 48 anos, 28 deles dedicados à Polícia Militar. Com especializações em Comunicação Social e Educação Física, o novo coordenador também concluiu o Curso Superior de Polícia Integrada e possui MBA em Gestão de Segurança Pública. Dentre suas condecorações está a Medalha Tiradentes, honraria concedida pela Assembléia Legislativa a pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. O oficial já atuou como secretário do Comandante Geral (2007 e 2008), chefe da Seção Administrativa do Gabinete do Comandante Geral (2008), corregedor-chefe da 4ª Delegacia de Polícia Judiciária (2009) e comandante do 37º BPM (Resende) em 2011. O coronel também já integrou o projeto da pacificação, atuando como coordenador de Inteligência (2012) e Operacional (2013) das UPPs. Em 2014, assumiu o comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e no mesmo ano seguiu para comandar 18º BPM (Jacarepaguá), onde estava até então.

Já o coronel Samir deixa a coordenação da CPP após pouco mais de cinco meses no cargo. De acordo com a PM, com seu comando foi diminuído em cerca de 50% os números de vitimização policial nas áreas pacificadas, aumentou as recuperações de cargas roubadas, principalmente no Complexo do Lins e Vila Kennedy, e inspecionou presencialmente as unidades produzindo relatórios efetivos para o comando geral. O coordenador também assumiu o posto no momento de implementação do cerco policial à Rocinha, em setembro de 2017, colaborando diretamente com as ações integradas.

Com a saída do coronel Figueredo, o 18º BPM será comandado interinamente pelo tenente coronel Marcelo Bernardo, que ocupava o posto de subcomandante da unidade.

Você pode gostar
Comentários