Marcelo Freixo (Psol); Mônica Benício, companheira de Marielle Franco, e familiares da vereadora - Alexandre Brum / Agencia O Dia
Marcelo Freixo (Psol); Mônica Benício, companheira de Marielle Franco, e familiares da vereadoraAlexandre Brum / Agencia O Dia
Por O Dia

Rio - Milhares de pessoas se reuniram em memória de Marielle Franco, nesta terça-feira, no Centro do Rio. A data marca sete dias da morte da vereadora do Psol. O protesto teve concentração na Igreja da Candelária e os manifestantes seguiram em direção à Cinelândia, onde houve um ato ecumênico, às 19h, em homenagem à parlamentar. Depois os manifestantes fizeram uma vigília na Câmara Municipal. O ato transcorreu sem registro de violência ou confusões.

A manifestação, intitulada "Marielle Vive, foi organizada por lideranças do Psol e diversos movimentos sociais. Na descrição da convocatória, compartilhada nas redes sociais, a vereadora é lembrada pela "luta das mulheres negras, a luta da favela e a luta LGBT". 

Um vídeo publicado pela organização "Human Rights Watch Brasil" mostra o momento em que militantes colocam um adesivo em uma placa substituindo o nome da Avenida Rio Branco por Marielle Franco. O momento foi celebrado pelos presentes no ato.

A esposa de Anderson, Ágatha Reis, também discursou e lembrou da violência diária que atinge os moradores do Rio de Janeiro. "Nós representamos as pessoas que saem de casa todo dia e não sabem se vão voltar", disse Ágatha. Também discursaram parentes de jovens mortos em chacinas ou em confrontos com a polícia. Muitos desses crimes até hoje continuam sem solução.

Irmã de Marielle, Anielle Silva defendeu a atuação da vereadora, "que lutava pelos direitos humanos, de todos". De cima do carro de som, ela refutou os ataques disseminados em redes sociais contra Marielle e agradeceu o apoio que tem recebido nas ruas e em mensagens nas redes. E encerrou sua fala apontando para o público presente ao ato.

"Não vou abandonar vocês", prometeu.

O deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) disse que "hoje é o dia das muitas Marielles aparecerem em praça pública para rezar por Marielle". O parlamentar esteve nesta manhã na Delegacia de Homicídios para acompanhar os depoimentos de Mônica Benício e de uma assessora do partido. 

Para Freixo, o crime contra a vereadora foi fruto de uma vingança. "Uma vingança que chegou sem ameaça. Uma vingança muito brutal e inaceitável, uma interrupção da democracia", declarou ele. Marielle Franco foi assassinada a tiros na última quarta-feira, na Região Central do Rio. No ataque, o motorista Anderson Gomes também acabou morto.

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura (COR), o ato fechou a Avenida Presidente Vargas no trecho com a Avenida Rio Branco. Por isso, foram interditadas as pistas central e lateral da Vargas, sentido Candelária, a partir da Avenida Passos, onde foi feito o desvio. ALinha 1 do VLT seguiu dos Museus x P. Formosa e a Linha 2 de Colombo x P. Formosa.

 

Marielle Vive! Marielle vive conosco porque viveu por nós. Viveu intensamente a luta das mulheres negras, a luta da favela, a luta LGBT. Viveu a luta contra o racismo, contra o machismo, contra todas as formas de opressão. Marielle fez da luta a sua casa, e assim fez seu grito ecoar pelas ruas e vielas desta cidade, fez seu grito chegar aos corredores do parlamento. A mulher negra e favelada que ocupava uma cadeira na Câmara Municipal do Rio de Janeiro mostrava ao mundo que a política poderia e deveria ser diferente. . Este grito ainda ecoa e ganhou as ruas de todo o país - as balas que atingiram Marielle não nos farão calar. Mostraremos, uma vez mais, que a sua luta resiste e multiplica-se, contra a militarização, contra o genocídio do povo negro, pela vida das mulheres. . Nesta terça-feira (20), chamamos todas e todos para um ato político de resistência e luta, às 17h na Candelária, terminando com um ato inter-religioso, a partir das 19h, na Cinelândia. . Façamos com que o dia 20 se torne um dia nacional e internacional de atos de luta e resistência! . Nós somos porque você foi. Marielle vive!

Uma publicação compartilhada por Marielle Franco (@marielle_franco) em

 

 

 

Você pode gostar
Comentários