Por O Dia

Rio - Um tiroteio na Cidade Alta, em Cordovil, na Zona Norte do Rio, na noite desta quinta-feira, assustou moradores do local. Segundo as primeiras informações, o confronto seria uma guerra entre as facções Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP), que lutam pelo controle da venda de drogas na comunidade. O líder do tráfico, Rodnei de Menezes Andrade, conhecido como Baratão, teria sido morto no confronto.

Procurada pelo O DIA, a Polícia Militar confirmou o tiroteio, mas não deu detalhes sobre a dinâmica e nem informou se há mortos e feridos. 

Nas redes sociais, moradores relatam momentos de pânico. "Os tiros na Cidade Alta, guerra de facções", escreveu um. "E os fogos? Polícia entrando? #medo?", disse outro. 

Quem é Baratão?

Baratão é ligado a facção TCP e é um dos chefes do tráfico que age em Parada de Lucas, Cidade Alta e Vigário Geral. Ele também é um dos principais suspeitos de envolvimento no assassinato da presidente da Associação de Moradores da Cidade Alta, Glória Maria dos Santos Miccas.

O crime aconteceu em dezembro de 2016, logo após uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança no Batalhão da região. Durante a reunião, Glória Maria, fez algumas acusações ao conselho, alegando que policiais estariam perseguindo pessoas ligadas à facção que haviam saído da comunidade. Após a saída da reunião, a vítima foi atraída por uma mensagem de uma pessoa conhecida e ao chegar ao local percebeu que seria uma emboscada. Ela tentou fugir, mas foi baleada e morreu. 

Na mesma ocasião, o filho de Glória também foi vítima de tentativa de homicídio, mas, ferido, foi socorrido e levado ao hospital e sobreviveu.

Você pode gostar
Comentários