Rio - Homens do Exército e da polícias Militar e Civil realizaram, nesta terça-feira, operação nas favelas do Complexo do Lins de Vasconcelos, na Zona Norte. A ação teve 24 homens presos, 16 por cumprimento de mandado de prisão e oito flagrantes por tráfico e porte ilegal de arma.
Também foram apreendidos cerca de 10kg de maconha, além de cocaína e crack, duas pistolas calibre 9mm, um revolver calibre 32mm, munições, oito radiocomunicadores, 10 carros e 11 motos utilizados pelos traficantes da localidade. A Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá chegou a ser fechada nos dois sentidos, mas foi liberada às 15h42. Por conta do fechamento da via, o trânsito na Linha Amarela, sentido Zona Norte, ficou muito lento durante a manhã. O congestionamento teve reflexos na Barra da Tijuca.
Em nota oficial, o Comando Conjunto diz que "a ação envolveu cerco, estabilização dinâmica da área e desobstrução de vias" e que foram "cumpridos mandados de prisão por parte da Polícia Civil".
A Polícia Militar bloqueou vias de acesso à comunidade a fim de impedir fuga de criminosos e coibir roubos de veículos e de cargas em geral. Foram empregados 3.400 militares das Forças Armadas, 150 policiais militares e 350 policiais civis, com apoio de meios blindados, aeronaves e equipamentos pesados de engenharia.
Ainda de acordo com a nota, algumas ruas e acessos na região foram interditados, e setores do espaço aéreo foram controlados, oportunamente, com restrições dinâmicas para aeronaves civis. Entretanto, não houve interferência nas operações dos aeroportos.