Crivella descerra a placa de inauguração ao lado dos secretários de Saúde, Marco Antonio de Mattos, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Pedro Fernandes, além de parentes do homenageado - Edvaldo Reis / Prefeitura
Crivella descerra a placa de inauguração ao lado dos secretários de Saúde, Marco Antonio de Mattos, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Pedro Fernandes, além de parentes do homenageadoEdvaldo Reis / Prefeitura
Por O Dia

Rio - O prefeito Marcelo Crivella inaugurou, nesta terça-feira, a Clínica da Família Amaury Bottany, em Irajá, na comunidade de Rio D’Ouro. A nova clínica, na Avenida Monsenhor Félix, 512, vai beneficiar 14 mil pessoas da região. A unidade conta com quatro equipes de saúde da família (Pereira de Araujo, Cisplatina, Encantamento e Honório de Almeida) e uma de saúde bucal.

"O Rio precisa de 100% de cobertura de saúde da família. No nosso governo já abrimos sete clínicas e vamos prosseguir nessa marcha. Todos sabemos da crise, mas não vamos esmorecer. Vamos enfrentar a crise. E enfrentar crise é priorizar o que tem que ser priorizado: saúde em primeiro lugar. O salário dos nossos servidores e a saúde da população. Compramos R$ 100 milhões em remédios no ano passado e mais R$ 40 milhões este ano. Estamos pagando em dia médicos, enfermeiras, assistentes sociais e o pessoal da saúde. Estamos enfrentando a crise para cuidar das pessoas", afirmou Crivella.

Essa é a sétima clínica da família inaugurada pelo prefeito, totalizando 122 unidades em todas as regiões da cidade. A previsão é de que no novo espaço sejam realizadas 1,6 mil consultas médicas por mês, além dos demais procedimentos realizados pela equipe. São sete médicos, quatro enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, além de 20 agentes comunitários de saúde, um cirurgião dentista, um auxiliar de saúde bucal, um farmacêutico, um oficial de farmácia e pessoal administrativo.

"A população mais carente precisa de atendimento de qualidade. E essa é a nossa luta, o nosso trabalho. Estamos seguindo em frente e ampliando o programa", destacou o secretário municipal de Saúde, Marco Antonio de Mattos.

A Clínica da Família Amaury Bottany tem 12 consultórios, sala de procedimentos e coleta, sala de curativos, sala de imunização, sala dos agentes, sala de saúde bucal, sala de esterilização, farmácia e almoxarifado, centro de cultura e ideias, sala de raio-X e sala de ultrassom. Entre os serviços oferecidos estão consultas individuais e coletivas; visita domiciliar; pré-natal; realização do teste do pezinho; imunização; curativos; planejamento familiar e vigilância em saúde.

Com a nova clínica, a Área Programática 3.3 chega a 65,45% de cobertura da Estratégia Saúde da Família para os moradores, que contam com dois hospitais, três maternidades, 22 clínicas da família, 12 centros municipais de saúde e quatro centros de atenção psicossocial (CAPS).

A Área Programática 3.3 abrange os bairros de Acari, Anchieta, Barros Filho, Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcanti, Coelho Neto, Colégio, Costa Barros, Deodoro, Engenheiro Leal, Guadalupe, Honório Gurgel, Irajá, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Parque Anchieta, Parque Columbia, Pavuna, Quintino Bocaiuva, Ricardo de Albuquerque, Rocha Miranda, Turiaçu, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vila Kosmos e Vista Alegre.

Sobre o homenageado:

Amaury Bottany foi uma reconhecida liderança de Irajá e sempre lutou por obras e benfeitorias para o bairro. Nasceu em 1936 e faleceu há exatos 17 anos, num dia 27 de março, o mesmo da inauguração da clínica que leva seu nome.

Você pode gostar