Rio - Um homem morreu e três pessoas foram presas em operação da Polícia Civil e do Batalhão de Ações com Cães (BAC), nesta sexta-feira, na Região Central do Rio. Desde o início da manhã, as equipes atuaram nos morros do Fallet, Fogueteiro, Prazeres e Escondidinho, em Santa Teresa. Ao todo, os 300 policiais tiveram o objetivo de cumprir 50 mandados de prisão a partir de inquéritos instaurados pela 7ª DP (Santa Teresa) por tráfico, associação para o tráfico e roubo.
Na ação, os policiais também detiveram um menor de idade e recuperaram 35 veículos roubados, além de apreender cinco pistolas, duas balanças de precisão, duas granadas caseiras, 19 tabletes de maconha de 1,5 kg cada, dez tabletes de meio quilo de maconha cada, 55 pinos de cocaína e trouxinhas de maconha.
Na chegada ao Morro do Fallet, pela Rua Itapiru, um intenso confronto que durou pelo menos 20 minutos deixou os policiais civis encurralados pelos traficantes, que atiravam e jogavam granadas. Um áudio recebido pela reportagem mostra o pânico dos agentes. "Manda reforço, p... Manda reforço pra cá. Estão jogando granada na gente aqui dentro."
A investigação teve como base vídeos gravados em bocas de fumo nas comunidades alvos da operação. Os traficantes da região foram identificados com base nessas imagens e em fotos publicadas em redes sociais. Em todas as situações, os criminosos ostentam armamento.
Segundo a polícia, os três morros são divididos em dois grupos criminosos, pertencentes à mesma facção: o Fallet e o Fogueteiro são controlados por Paulo Cesar Baptista de Castro, conhecido por Paulinhozinho, e o Prazeres por Cláudio Augusto dos Santos, o Jiló. Há mandados de prisão contra ambos.
De acordo com o delegado Robinson Gomes, titular da 7ª DP, além de coibir o tráfico de drogas nas comunidades, a operação teve o objetivo de prender autores de roubo de cargas, de residências, de veículos e de estabelecimentos comerciais.