Mais Lidas

Megaoperação da Polícia Civil cumpre 50 mandados de prisão contra traficantes de Santa Teresa

Ações com cerca de 300 agentes aconteceram nos morros do Fallet, Fogueteiro, Prazeres e Escondidinho. Investigação começou a partir de vídeos gravados em bocas de fumos e imagens de redes sociais

Por O Dia

Os policiais apreenderam grande quantidade de drogas na ação
Os policiais apreenderam grande quantidade de drogas na ação -

Rio - Um homem morreu e três pessoas foram presas em operação da Polícia Civil e do Batalhão de Ações com Cães (BAC), nesta sexta-feira, na Região Central do Rio. Desde o início da manhã, as equipes atuaram nos morros do Fallet, Fogueteiro, Prazeres e Escondidinho, em Santa Teresa. Ao todo, os 300 policiais tiveram o objetivo de cumprir 50 mandados de prisão a partir de inquéritos instaurados pela 7ª DP (Santa Teresa) por tráfico, associação para o tráfico e roubo.

Na ação, os policiais também detiveram um menor de idade e recuperaram 35 veículos roubados, além de apreender cinco pistolas, duas balanças de precisão, duas granadas caseiras, 19 tabletes de maconha de 1,5 kg cada, dez tabletes de meio quilo de maconha cada, 55 pinos de cocaína e trouxinhas de maconha. 

Na chegada ao Morro do Fallet, pela Rua Itapiru, um intenso confronto que durou pelo menos 20 minutos deixou os policiais civis encurralados pelos traficantes, que atiravam e jogavam granadas. Um áudio recebido pela reportagem mostra o pânico dos agentes. "Manda reforço, p... Manda reforço pra cá. Estão jogando granada na gente aqui dentro."

A investigação teve como base vídeos gravados em bocas de fumo nas comunidades alvos da operação. Os traficantes da região foram identificados com base nessas imagens e em fotos publicadas em redes sociais. Em todas as situações, os criminosos ostentam armamento.

Segundo a polícia, os três morros são divididos em dois grupos criminosos, pertencentes à mesma facção: o Fallet e o Fogueteiro são controlados por Paulo Cesar Baptista de Castro, conhecido por Paulinhozinho, e o Prazeres por Cláudio Augusto dos Santos, o Jiló. Há mandados de prisão contra ambos.

De acordo com o delegado Robinson Gomes, titular da 7ª DP, além de coibir o tráfico de drogas nas comunidades, a operação teve o objetivo de prender autores de roubo de cargas, de residências, de veículos e de estabelecimentos comerciais.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Os policiais apreenderam grande quantidade de drogas na ação Severino Silva
Polícia Civil faz operação em comunidades de Santa Teresa Reprodução TV Globo
Drogas apreendidas nas comunidades do Fallet e Fogueteiro Divulgação