Traficantes armados foram flagrados em boca de fumo no Morro do Fallet - Reprodução de Vídeo
Traficantes armados foram flagrados em boca de fumo no Morro do FalletReprodução de Vídeo
Por O Dia

Rio - Imagens flagraram traficantes armados em bocas de fumo em comunidades de Santa Teresa, Região Central do Rio. Os vídeos foram filmados pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro do Fallet e motivaram a megaoperação da Polícia Civil e do Batalhão de Ações com Cães (BAC), na manhã desta sexta-feira, na favela e também nas comunidades do Fogueteiro, Prazeres e Escondidinho.

Ao todo, 300 policiais participaram da ação, com o objetivo de cumprir 50 mandados de prisão. De acordo com a Polícia Civil, três pessoas foram presas, 35 veículos recuperados e grande quantidade de material entorpecente arrecadado, durante a Operação Colina.

Durante a ação na comunidade do Escondidinho, um homem, ainda não identificado, trocou tiros com os agentes, foi baleado, socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. Um adolescente de 17 anos foi apreendido pelos policiais. Jeferson Ferreira de Oliveira, 22 anos, e Wagner Paiva Ceribello, 35 anos, foram presos em flagrante, e contra Alessandro da Cunha dos Reis da Silva, 23 anos, foi cumprido mandado de prisão, expedido pela Justiça. 

Ainda segundo a Polícia Civil, os agentes apreenderam 82 tabletes de maconha, 2.010 trouxinhas de maconha, 183 sacolés da mesma droga, 55 pinos de cocaína, cinco pistolas, além de vasta quantidade de material para endolação de entorpecentes.

Nas cenas flagradas pelos vídeos, os traficantes aparecem vendendo drogas e com fuzis. Em uma das imagens, uma estátua grande de São Jorge aparece ao fundo de uma das bocas de fumo. Segundo a Civil, não há informações se os suspeitos flagrados foram presos na megaoperação desta sexta-feira. A polícia também não divulgou a data em que as filmagens foram feitas.

Intenso confronto

Na chegada ao Morro do Fallet, pela Rua Itapiru, um intenso confronto que durou pelo menos 20 minutos deixou os policiais civis encurralados pelos traficantes, que atiravam e jogavam granadas. Um áudio recebido pela reportagem mostra o pânico dos agentes. "Manda reforço, p... Manda reforço pra cá. Estão jogando granada na gente aqui dentro."

Segundo a polícia, os três morros são divididos em dois grupos criminosos, pertencentes à mesma facção: o Fallet e o Fogueteiro são controlados por Paulo Cesar Baptista de Castro, conhecido por Paulinhozinho, e o Prazeres por Cláudio Augusto dos Santos, o Jiló. Há mandados de prisão contra ambos.

De acordo com o delegado Robinson Gomes, titular da 7ª DP, além de coibir o tráfico de drogas nas comunidades, a operação tem o objetivo de prender autores de roubo de cargas, de residências, de veículos e de estabelecimentos comerciais.

Você pode gostar