Funcionários da Estrela Azul - Maíra Coelho / Agência O DIA / Arquivo
Funcionários da Estrela AzulMaíra Coelho / Agência O DIA / Arquivo
Por O Dia

Rio - A paralisação dos rodoviários da empresa Estrela Azul, que opera nove linhas que ligam as zonas Norte e Sul do Rio, terminou por volta das 11h30 desta quinta-feira. Os funcionários cruzaram os braços, desde a madrugada, para reivindicar o pagamento de salários atrasados.

De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus (Sintraturb Rio), as propostas da empresas preveem o pagamento do salário de fevereiro e parte do 13º do ano passado no dia 20 deste mês. No entanto, o presidente do órgão, Sebastião José, destacou que o sindicato não concordou com o acordo.

"Que fique claro que os profissionais que não quiseram aceitar a proposta não podem ser penalizados de forma alguma. Já são mais da 20 meses sem aumento de salário e perda de seis mil postos de emprego. Os empresários não estão pensando nos profissionais e nem na população. Nessa briga entre o judiciário, empresas de ônibus e prefeitura, quem acaba pagando o pato somos nós", reclamou Sebastião.

A Transportes Estrela Azul informou que, por volta das 10h desta quinta-feira, a operação estava retomando gradativamente após negociação com os rodoviários que realizaram uma paralisação em frente à garagem.

Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes disse que a fiscalização será reforçada para verificar possíveis irregularidades por conta da paralisação e reforçou que os consórcios têm obrigação contratual de manter os serviços de forma regular aos usuários, mesmo em caso de paralisações, sem causar prejuízo aos passageiros.

Quanto às reivindicações de atraso de pagamentos, disse que trata-se de questões trabalhistas que devem ser tratadas entre empresários e funcionários. "A SMTR não tem ingerência sobre o assunto (falta de pagamento de salários e benefícios), nem mantém relação com as empresas", finalizou.


Você pode gostar