Homens descarregam caminhão roubado no Morro da Pedreira - REPRODUÇÃO TV GLOBO
Homens descarregam caminhão roubado no Morro da PedreiraREPRODUÇÃO TV GLOBO
Por O Dia

Rio - No dia em que foi anunciado oficialmente o aumento dos roubos no estado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), o porta-voz da intervenção federal no Rio, coronel Roberto Itamar, reconheceu que o policiamento ostensivo nas ruas não apresentou resultados no combate à violência. Na segunda-feira, O DIA já tinha antecipado os dados do ISP, que mostraram o recorde histórico nos roubos de veículos, em março, o primeiro mês completo após a intervenção.

Em entrevista à rádio CBN, o coronel Itamar disse que o reforço das Forças Armadas no policiamento foi implementado com a decretação de Garantia da Lei e da Ordem, em julho do ano passado. No entanto, segundo ele, esse tipo de trabalho não apresenta resultado porque a criminalidade retorna aos locais ocupados assim que a polícia sai.

"Uma presença permanente não traz resultado porque, quando a polícia sai, a criminalidade retorna. O que vem sendo feito são ações pontuais e de curta duração, com apoio da inteligência, para se atingir as organizações criminosas de maneira mais efetiva", afirmou ele sobre a estratégia adotada pela equipe de intervenção. O porta-voz confirmou ainda que a verba federal de R$ 1,2 bilhão já foi liberada e vai permitir a intensificação das ações.

Além do recorde de 5.358 roubos de veículos em março (alta de 7,1% em relação a igual mês de 2017), houve 11.232 roubos de rua (que incluem roubos em coletivos, a pedestres e de celular), o maior registro desde 2003. A chamada letalidade violenta (inclui homicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e as mortes em decorrência de oposição à ação policial) caiu 2,9%, para 636 casos, no mês passado. Os roubos de carga voltaram a subir após a queda que vinha ocorrendo desde dezembro, chegando a 917 casos em março, o maior índice para o mês em todos os anos.

Ontem o helicóptero da TV Globo flagrou mais um roubo a caminhão. As imagens mostram homens descarregando o veículo no Morro da Pedreira. Perto do local, homens da Força Nacional foram avisados por motorista, mas a PM demorou uma hora para entrar na comunidade, segundo a TV.

Você pode gostar
Comentários