Alerj - LG SOARES/ALERJ
AlerjLG SOARES/ALERJ
Por NADEDJA CALADO

Rio - A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) deve votar, nesta quarta-feira, o projeto de lei 2.966/17, que dispõe sobre a criação de uma política estadual para o controle de armas. O texto prevê que as armas usadas pelas forças de segurança pública e também pelas empresas de segurança privada tenham chips eletrônicos de identificação, que todas as armas tenha um Número de Identificação de Arma de Fogo (NIAF), entre outras medidas.

A lei é de autoria dos deputados Carlos Minc (PSB), Bruno Dauaire (PRP), Zaqueu Teixeira (PSD), Martha Rocha (PDT) e Luiz Martins (PDT), todos deputados que integraram a CPI do Tráfico de Armas, encerrada em 2016, cujo relatório final apontou que o controle de armamentos do estado era feito de forma precária, facilitando extravios.

Se for aprovada, a lei prevê ainda que as polícias Civil e Federal, além do Comando Militar do Leste, criem um sistema de cruzamento de dados sobre o armamento do Rio de Janeiro; e que o Executivo seja limitado à compra de no máximo mil munições por lote, que também deverão ser numeradas para facilitar a identificação.

Você pode gostar