O prefeito Marcelo Crivella se reuniu com taxistas - Divulgação
O prefeito Marcelo Crivella se reuniu com taxistasDivulgação
Por O Dia

Rio - O prefeito Marcelo Crivella fez um balanço dos seis meses de funcionamento do aplicativo Taxi.Rio nesta sexta-feira. Até março, 17.655 taxistas aderiram à plataforma e realizaram 811.704 corridas pela cidade. Crivella anunciou também novidades no dispositivo, como o lançamento da plataforma para sistemas iOs e a adoção de pagamento por cartão de crédito.

Além disso, haverá o início do modo corporativo, para ajudar a administração municipal a economizar com aluguel de frota de veículos, e a inauguração do serviço "Taxista Informa", para os motoristas ajudarem a identificar os problemas do Rio. Segundo Crivella, os taxistas vão passar "a ser os olhos da prefeitura pelas ruas" onde trafegarem.

A prefeitura explicou que o app terá botões com seis tipos de ocorrências: buracos nas ruas, iluminação pública, sinal de trânsito, crimes, obstruções na via e alagamentos. Ao constatar o problema, o taxista pode acionar o botão correspondente, e a informação é enviada ao 1746, sistema que recebe sugestões e reclamações sobre os serviços municipais, por meio de telefone ou Internet. No caso dos alagamentos, o alerta aciona diretamente o Centro de Operações Rio.

"O motorista do Taxi.Rio será um agente da prefeitura. Ele vai poder nos dizer quando passar, por exemplo, diante de uma árvore que caiu, de um sinal de trânsito que está queimado, de um acidente ou de um assalto. Basta ele tocar na tela do aplicativo que a gente já vai saber, porque ele estará monitorado por GPS. Acho que isso tudo traz vantagens para a população. Vamos poder dizer às pessoas: quer ajudar a cuidar da cidade? Ande de táxi, ande de amarelinho", completou o prefeito.

O cadastramento dos motoristas para a função 'modo corporativo' do aplicativo começou nesta sexta-feira. Com ele, os taxistas farão o transporte de servidores municipais em serviço. De acordo com a prefeitura, o objetivo economizar com aluguel de veículos e a redução dessa frota. "Um estudo técnico será feito para apontar secretarias e órgãos onde a substituição dos carros alugados por viagens de táxi possa ser feita de maneira mais intensa, para diminuir progressivamente os gastos", acrescentou a prefeitura, em nota.

Você pode gostar