Em Resende, homem morre por conta de febre amarela -  Comunicação/Instituto Oswaldo Cruz
Em Resende, homem morre por conta de febre amarela Comunicação/Instituto Oswaldo Cruz
Por O Dia

Rio - Um homem de 57 anos morreu de febre amarela no município de Resende, no Sul Fluminense. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a vítima era morador do bairro Nova Liberdade, não tinha se vacinado e teria frequentado a zona rural da cidade. Ele estava internado no Hospital da Unimed e faleceu na manhã da última terça-feira.

Outro caso também foi confirmado pela pasta. Um idoso de 63 anos, morador da localidade de Vargem Grande, situada a 17 Km do Centro, também foi diagnosticado com a doença. O homem deu entrada no Hospital de Emergência no último dia 14, e permanece internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) em estado regular. Ele também não se vacinou contra a doença.

Em nota, a Prefeitura de Resende esclareceu que disponibilizou a vacina em todos os postos de saúde e em unidade móveis, além de ter feito dois Dias D de vacinação: um em 27 de janeiro e outro no dia 3 de março.

Prevenção

Neste fim de semana prolongado (sábado, domingo e segunda, dias 21, 22 e 23, respectivamente) a Secretaria Municipal de Saúde intensificará a campanha de vacinação contra a doença no município. O objetivo é oferecer uma nova oportunidade de imunização para quem ainda não se vacinou.

As doses serão aplicadas no Centro Municipal de Imunização, e nos Postos de Saúde da Fumaça, Vargem Grande, Serrinha, Capelinha, Engenheiro Passos e Mauá, das 8 às 16h. Já na terça-feira, a vacinação prossegue em todas as unidades, em horário normal.

Além disso, segundo a Secretaria de Saúde, também haverá nova busca ativa, com visitas domiciliares, nas comunidades de Vargem Grande e Fumaça. O objetivo é conscientizar os moradores sobre a importância da imunização e oferecer a vacina a quem ainda não se imunizou.

A vacinação passa a ser indicada para idosos com mais de 59 anos, gestantes e quem estiver amamentando, de toda a área do município, desde que não haja contra indicações.

Desde o início da campanha, em 2017, 108.538 mil pessoas já foram imunizadas em Resende. O número corresponde a 100,98% do público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde, que era de 107.482.

Você pode gostar