Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF) vai realizar evento para estimular doação de sangue - Divulgação
Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF) vai realizar evento para estimular doação de sangueDivulgação
Por O Dia

Rio - O Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF) vai realizar um atendimento especial no hemonúcleo da unidade, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, neste sábado. A ação visa estimular a doação de sangue, uma vez que a entrada do período de férias escolares e a greve dos caminhoneiros afetaram drasticamente os estoques do banco de sangue. Atualmente, apenas 30% do banco de sangue está preenchido, e os tipos AB-, B- e A- estão zerados.

A coordenadora responsável pelo banco de sangue do HFCF, Mônica Ferreira, enfatiza a importância da doação, em especial por parte dos moradores da região. O Hemonúcleo atende às cirurgias de alta complexidade da unidade, em especial de Emergência e Oncológicas, e também envia sangue para outras unidades hospitalares da Zona Norte e Oeste da cidade. O estoque também o principal fornecedor para acidentados na autoestrada Grajaú-Jacarepaguá.

“Conseguimos respostas muito positivas em outras situações tão críticas quanto essa e acreditamos que eventos neste estilo atingem trabalhadores que não podem realizar a doação durante o horário comercial. Neste momento, é essencial a união da comunidade para continuarmos a atender nossos pacientes”, disse Mônica.

Serviço

Segunda a sexta, das 8 às 12h. Excepcionalmente neste sábado (16/06), o evento acontecerá no sábado, de 8 às 12h. Banco de Sangue do Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF), Hemonúcleo, localizado na Unidade de Pacientes Externos (Ambulatório) – Avenida Menezes Cortes, 3245 – Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

Quem pode doar?

É preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos (dos 16 aos 18 há necessidade de consentimento formal dos responsáveis). Para maiores de 60 anos, a primeira doação deve ter sido antes dos 60 anos.

Você pode gostar