Motoristas de vans paralisaram os serviços nesta terça-feira - Maíra Coelho / Agência O Dia
Motoristas de vans paralisaram os serviços nesta terça-feiraMaíra Coelho / Agência O Dia
Por Agência Brasil

Rio - Os motoristas de transporte alternativo que operam no município do Rio de Janeiro, depois de realizarem uma paralisação na manhã desta terça-feira, conseguiram uma reunião com a Secretaria Municipal da Transportes. O encontro será no dia 28, às 14h. 

A pauta de reivindicação da categoria envolve cerca de 15 itens. A principal cobrança é pela conclusão de um processo de licitação que teve início em agosto de 2016, no qual seriam emitidas 967 novas permissões e formado um quadro de reservas com 828 motoristas.

Hoje, a Câmara de Vereadores realizou uma audiência pública na Comissão de Transportes. O evento serviu de estímulo para a paralisação que começou a partir da 0h. Houve mobilização saindo de diversos bairros do Rio de Janeiro e centenas de vans foram estacionadas em locais próximos à Cinelândia, no centro da cidade. As galerias da Câmara ficaram lotadas para o acompanhamento da audiência.

A categoria alega ainda que diversas linhas licitadas não dão retorno aos permissionários e também não atendem às reivindicações dos usuários. Eles querem uma reorganização dos itinerários, para garantir a rentabilidade e o atendimento à população. De acordo com o Movimento de Defesa do Transporte Alternativo no município (MDTA), 90% do sistema têm linhas operando de forma deficitária.

Outra reivindicação é o cancelamento das multas aplicadas por operação fora de rotas previamente definidas. Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes disse que, nos últimos dois meses, cerca de 20 encontros foram realizados com a categoria. O órgão também informou que o grupo de trabalho que trata do assunto deve apresentar um plano de ação nos próximos dias.

Você pode gostar