Situação complicada na Maré - Reprodução / Internet
Situação complicada na MaréReprodução / Internet
Por O Dia

Rio - Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte da cidade, fecharam os dois sentidos da Linha Vermelha, por volta das 23h35 desta quarta-feira. A manifestação seria por causa da morte do estudante Marcos Vinicius da Silva, de 14 anos, baleado no fim da manhã durante uma operação da Polícia Civil com o apoio das Forças Armadas na comunidade. Marcos Vinicius chegou a passar por uma cirurgia, teve o baço amputado e aguardava uma nova operação, mas não resistiu e morreu na noite desta quarta.

Nas redes sociais, motoristas relataram disparos de tiros na região no momento da manifestação. "Estava falando com meu esposo, com barulho de muito tiro", postou uma motorista. "Estou presa na Linha Vermelha em cima da Brasil", afirmou outra. "Altura da Vila do Pinheiro, tiros agora", avisou uma terceira.

Em um vídeo divulgado pela página "Onde Tem Tiroteio-RJ. OTTRJ" é possível ouvir disparos na região no momento do protesto; assista!

Avenida Brasil também interditada

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura (COR), o acesso à Linha Amarela pela Linha Vermelha também foi interditado. Por volta de 0h30, o trecho da Avenida Brasil na altura da Maré também estava ocupado por manifestantes. "Tiroteio brabo. Motoristas presos na garagem da (viação) Real (Auto Ônibus), na Vila do João", disse um motorista. "Brasil parada agora também. Carros voltaram na contramão", escreveu outro.

Um ônibus foi incendiado na pista central da Brasil, sentido Centro, próximo à Avenida Paris, em Bonsucesso. 

Ônibus pega fogo na Brasil - Divulgação / Centro de Operações da Prefeitura

Segundo o COR, os manifestantes deixaram a Brasil por volta das 2h30. A Linha Vermelha começou a ser liberada antes das 3h, no sentido Baixada Fluminense. Ela só foi totalmente aberta ao trânsito por volta das 3h40, após a Comlurb fazer a limpeza das pistas. O acesso à Linha Amarela também já está desobstruído.

Vídeos que circulam na Internet mostram o momento em que os manifestantes começaram a ocupar as linhas Vermelha e Amarela, motoristas voltando na contramão, outros parados na Brasil, lixeiras pegando fogo e um caminhão dos Correios tentando passar por um dos bloqueios; assista!

Você pode gostar