Fábrica do Sabão Português, na Avenida Brasil:chaminé foi preservada na construção do supermercado 
 - DIVULGAÇÃO
Fábrica do Sabão Português, na Avenida Brasil:chaminé foi preservada na construção do supermercado  DIVULGAÇÃO
Por O Dia

Rio - A antiga Fábrica de Sabão Português, na Avenida Brasil, altura de Benfica, será demolida entre este sábado e domingo, para dar lugar a um supermercado. Para o procedimento, a pista lateral da via, no sentido Centro, será interditada no trecho de acesso ao imóvel. Serão realizados bloqueios intermitentes, a partir da agulha de acesso à pista central, logo após o Canal do Cunha, em Manguinhos, com 20 minutos de duração cada: no sábado, das 15h às 18h, e no domingo, das 8h às 18h.

A demolição estava marcada para 24 de junho, mas foi adiada por questões operacionais. Em março, o Grupo Gtex, proprietário do espaço, já havia iniciado o processo de derrubada de um prédio da fábrica. Da estrutura, apenas a chaminé será mantida, pois é tombada.

Como o imóvel fica na Avenida Brasil e também próximo ao viaduto da Linha Vermelha, o Grupo Gtex optou por demolir, em vez de implodir a estrutura por questões de segurança. Antes de começar o processo, foi preciso um trabalho de descontaminação do solo em dois trechos. A área continuará a ser monitorada por 18 meses.

A Fábrica de Sabão Português, com uma área de 27,7 mil m², funcionou até 2011, e desde aquela época, várias construções foram cogitadas. Uma delas era a nova Cidade do Samba para as escolas do Grupo da Série A, mas a proposta não avançou na Prefeitura do Rio. O local também foi apontado como terminal de contêineres. O último projeto, feito pelo prefeito Marcelo Crivella, no ano passado, seria a construção de um conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida, mas foi desconsiderado por falta de condições do terreno.

Desde o início do ano, no entanto, o martelo foi batido para erguer na área da fábrica uma filial da rede de hipermercado Assai Atacadista, que deve estar pronta até o final do ano. O terreno foi comprado por cerca de R$ 12 milhões em janeiro.

Para não comprometer a circulação de pedestres e veículos nos dias de demolição, controladores da CET-Rio e apoiadores de tráfego vão implantar os bloqueios e garantir a orientação. A área impactada também será monitorada por técnicos através das câmeras, garantindo que o trânsito não sofra muito impacto.

Você pode gostar
Comentários