Crivella visita Outeiro da Glória e garante operação dos planos inclinados -  O prefeito Marcelo Crivella e o padre Lázaro - Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio
Crivella visita Outeiro da Glória e garante operação dos planos inclinados O prefeito Marcelo Crivella e o padre Lázaro - Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio
Por O Dia

Rio - O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, visitou nesta terça-feira, o Plano Inclinado do Outeiro da Glória, na Zona Sul da cidade. Por conta dos festejos pelo Dia de Nossa Senhora da Glória, que será celebrado na quarta-feira, a expectativa é de que a procura pelo serviço, que costuma atender 200 pessoas diariamente, mais do que dobre, com o transporte de até 500 passageiros num só dia.

A presença de Crivella é para atestar que, segundo a prefeitura, a operação do plano inclinado está normal e não corre risco de interrupção. Construído em 1945 e recuperado em 2003, o plano inclinado funciona com dois elevadores e leva até 12 passageiros.

"Estou aqui para comprovar que o serviço não vai parar. Está funcionando tranquilamente. Não passou de boato. Por isso, estou aqui com o padre Lázaro, tendo o prazer de subir no plano inclinado do Outeiro da Glória", afirmou o prefeito.

O padre Lázaro que recebeu o prefeito no Outeiro, destacou a importância da visita: "Vamos nos unir em favor de uma presença administrativa municipal, independentemente de religião. É importante essa postura republicana de ampliar nosso relacionamento e construir pontes."

Nos serviços de plano inclinado da Prefeitura do Rio em cinco localidades são transportadas diariamente mais de dez mil pessoas. Os equipamentos funcionam, além do Outeiro da Glória, em outras duas igrejas consideradas pontos turísticos: Nossa Senhora da Penha, na Zona Norte; e Nossa Senhora da Penna, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. Há ainda os que atendem às comunidades do Pavão/Pavãozinho, em Ipanema e Copacabana, e do Dona Marta, em Botafogo, ambas na Zona Sul.

Nos planos inclinados que levam às igrejas, o funcionamento costuma ser de terça a domingo. Mas, no caso do Outeiro da Glória, a segunda-feira, normalmente dedicada à manutenção, foi também de movimento de passageiros, devido à semana de homenagens a Nossa Senhora da Glória.

Gente como Dulce Maria Rey Rodriguez, 70 anos, 30 deles como moradora de um prédio na Rua do Russel, na Glória, que fica bem ao lado do plano inclinado, comemorou a notícia de que não há risco de o equipamento ficar fora de operação. Ela trabalha há décadas como voluntária no Outeiro, e usa diariamente o meio de transporte para chegar à igreja.

"Moro há muitos anos aqui, e não é a primeira vez que ouço boatos de que nosso bondinho vai parar. Não dou mais ouvidos para esse tipo de boato. Sempre há especulações, mas ele nunca parou. Porque é importante. Não apenas para nossa igreja, mas para os turistas, para os estudantes, para as pessoas que trabalham nessa rua, e temos empresas aqui também", afirmou.

 

 

 

 

Você pode gostar