Dia D contra polimielite e sarampo acontece neste sábado. Na foto, posto de Vacinação no Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão - Foto: Daniel Castelo Branco
Dia D contra polimielite e sarampo acontece neste sábado. Na foto, posto de Vacinação no Centro Municipal de Saúde Heitor BeltrãoFoto: Daniel Castelo Branco
Por O Dia

Rio - A Secretaria Municipal de Saúde participa neste sábado do Dia D de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Mais de 500 postos de vacinação — entre unidades de Atenção Primária ou em locais como escolas, igrejas, associações de moradores, entre outros — vão vacinar crianças de 1 a 4 anos, no horário de 8h às 17h.

A vacinação contra sarampo será feita com a utilização de vacina Tríplice Viral, que protege ainda contra caxumba e rubéola. E na imunização contra a poliomielite será usada a Vacina Poliomielite Oral (VOP). Poderão tomar as doses das duas vacinas — de forma indiscriminada e mesmo que já tenham sido vacinadas — todas as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A meta é imunizar 95% da população alvo, o que representa 285,5 mil crianças.

As contraindicações para as duas vacinas são: hipersensibilidade grave conhecida a algum componente do insumo, imunodeficiência, portadores de HIV e quem tenha história de evento adverso grave em dose anterior da vacina. É Importante levar a Caderneta de Vacinação, para avaliação da situação vacinal. Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis poderão pedir orientação ao profissional na unidade de saúde.

Mais de 36 mil postos no país

Os mais de 36 mil postos de saúde em todo o país abrem as portas hoje  para o chamado Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite. 

Atualmente, o país enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas. Até a última terça-feira, foram confirmados 910 casos no Amazonas, onde 5.630 permanecem em investigação. Em Roraima, são 296 casos confirmados e 101 em investigação.

Há ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (um), Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Rondônia (um); e Pará (dois). A Secretaria de Saúde de Pernambuco também confirmou ontem (17) dois casos de sarampo.

Até o momento, no Brasil, foram confirmadas seis mortes por sarampo, sendo quatro no estado de Roraima (três de estrangeiros e uma de brasileiro) e duas no Amazonas (de brasileiros).

Com informações da Agência Brasil

Você pode gostar