Forças Armadas fazem operação no Salgueiro  - Reprodução TV Globo
Forças Armadas fazem operação no Salgueiro Reprodução TV Globo
Por O Dia

Rio - Quase três mil agentes das forças de segurança fazem, na manhã desta quarta-feira, uma operação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, e na Baía de Guanabara, na Região Metropolitana do estado. Estão participando da ação militares das Forças Armadas (Exército e Marinha) e homens da Polícia Federal (PF).

De acordo com o Comando Conjunto da Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio, a operação terá cerco terrestre, estabilização dinâmica da área e remoção de barricadas. Além disso, os agentes conduzem revistas de pessoas e de veículos, checam antecedentes criminais e verificam denúncias de atividades criminosas.

Diretamente no Complexo do Salgueiro e entorno estão atuando 2.520 militares das Forças Armadas, com o apoio de blindados e aeronaves. Na área da Baía de Guanabara, próximo à comunidade, atuam 300 homens da Marinha, 12 agentes da Polícia Federal, dois navios e 10 embarcações, sendo uma lancha blindada. Eles realizam bloqueio e cerco naval, com ênfase na repressão a ilícitos.

Algumas vias e acessos da região poderão ser interditados e setores do espaço aéreo ser controlados, oportunamente, com restrições dinâmicas para aeronaves civis. Não há interferência nas operações dos aeroportos do estado.

Ainda segundo o Comando Conjunto, as tropas distribuem folhetos impressos solicitando a colaboração da população através de dois canais: um telefone para denúncias anônimas, o Disque Denúncia (2253-1177), e um e-mail para dúvidas, reclamações, comentários e sugestões (ouvidoria.intervencao@cml.eb.mil.br).

No total estima-se que as ações impactem cerca de 1 milhão de pessoas, direta e indiretamente, abrangendo uma área terrestre de 32 km² e uma superfície marítima de 61 km².

Você pode gostar