Hospital Universitário Pedro Ernesto é uma das unidades de saúde destinada ao coronavírus - Arquivo O DIA
Hospital Universitário Pedro Ernesto é uma das unidades de saúde destinada ao coronavírusArquivo O DIA
Por O Dia

Rio - Referência na área de saúde e o único da rede estadual a fazer transplante de medula óssea autólogo em adultos e crianças, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), vinculada à Universidade do Estado do Rio (Uerj), recebeu nesta terça-feira, cerca de R$ 632 mil para a ampliação do setor de hematologia da instituição. Segundo o governo, com esse valor o hospital irá triplicar o número de transplantes de medula óssea feitos por mês. Atualmente, o Hupe realiza apenas dois procedimentos, sendo até o fim do ano, a realização de seis transplantes autólogos, no qual o paciente recebe sua própria medula óssea como parte do tratamento.

Ainda de acordo com o governo, além de melhorias estruturais na enfermaria onde são realizados os transplantes de medula óssea, serão instalados filtros de ar hepa em seis leitos. O equipamento é muito importante no processo pré, durante e pós transplante porque possui uma tecnologia de alta eficiência na separação de partículas de ar, diminuindo consideravelmente as chances do paciente contrair uma infecção.

O diretor-geral do Hupe, Edmar Santos, comemorou o recurso doado pela Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj) em parceria com o RioSolidário. "A gente conseguiu unir forças para a realização dessa parceria. Essa expansão será fundamental, pois iremos triplicar a capacidade de transplantes de medula óssea, além de garantir qualidade no atendimento para os nossos pacientes", disse.

A chefe da unidade de divisão assistencial de hematologia, Patrícia Horn, diz que, com a abertura dos novos leitos, o hospital terá capacidade até de absorver paciente de outras unidades, como o Inca. Já o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social (Sectids), Gabriell Neves, destacou que em tempos de crise é necessário superar as adversidades. "O Hupe é de grande importância no atendimento de saúde do estado e na formação de novos profissionais. Hoje só temos que agradecer à presidente do RioSolidário e primeira-dama do Estado do Rio, Maria Lúcia, sem o olhar sensível dela, nós não conseguiríamos abrir os abrigos da Sectids, além de sua ajuda na expansão do setor de hematologia do Hupe", destacou.

Gabriell Neves anunciou ainda que será celebrado um convênio através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), no valor de R$ 2,5 milhões, para a área de hipotermia pediátrica do Hospital Pedro Ernesto. A liberação do recurso foi assinada no anfiteatro do Núcleo Perinatal do Hupe, em Vila Isabel. Estiveram presentes o presidente da Loterj, Sérgio Ricardo de Almeida, a primeira-dama Maria Lúcia Cautiero Horta Jardim, do secretário de Saúde, Sérgio Gama e o Reitor Ruy Garcia Marques. 

Você pode gostar