Tubulação da Cedae rompe em Campo Grande - Reprodução Redes Sociais
Tubulação da Cedae rompe em Campo GrandeReprodução Redes Sociais
Por KARILAYN AREIAS

Rio - Uma tubulação da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) rompeu e causou um grande alagamento, nesta quarta-feira, na Rua Guandú Mirim, altura da Estrada do Mendanha, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Carros ficaram destruídos e vias no entorno foram tomadas pela água, que formou um grande 'chafariz' no local do incidente.

Por conta do incidente, a Rua Guandú Mirim e a Estrada do Mendanha, na altura da Avenida Brasil, estão interditadas. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, há retenções no sentido Estrada da Posse, do Detran até a Avenida Paulo Afonso.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência. Segundo a corporação, até o momento, ninguém se feriu por conta do incidente. Posteriormente, uma mulher passou mal e foi socorrida para o Hospital Rocha Faria. Ainda não há identificação e o estado de saúde da vítima. Equipes da Cedae, Ceg, Light e Comlurb também atuam no local.

Segundo a Cedae, o rompimento aconteceu após "falta de energia repentina por parte da concessionária de energia elétrica", o que teria ocasionado a "parada brusca de duas elevatórias de grande porte, provocando a oscilação de pressão na adutora de água e causando vazamento na tubulação." 

Ainda de acordo com a companhia, "técnicos estão no local para realizar o reparo na tubulação e fazer o levantamento de eventuais danos a serem ressarcidos."

Adutora da Cedae rompe em Campo Grande e alaga ruas - Divulgação/Centro de Operações da Prefeitura

A Light informou que "não houve interrupção de energia". "Foi registrada, no Centro de Operações da Light, uma oscilação, porém a unidade continuou sendo suprida por linha reserva, uma vez que a elevatória possui dupla alimentação de energia. A oscilação teve origem na linha de interligação Jacarepaguá / Zona Oeste 2, de propriedade compartilhada entre Furnas e Light e operada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). As causas desta oscilação estão sendo apuradas", informou a concessionária em nota.  

Adutora da Cedae rompe e causa transtorno em Campo Grande. Confira o vídeo:

 

Rompimento de adutora da Cedae alaga ruas e destrói veículos:

Dois rompimentos em menos de um mês

Em 13 de outubro, os fluminenses sofreram com mais um rompimento de adutora. Na ocasião, o incidente aconteceu no bairro do Prado Verde, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Pelo menos 200 famílias, o que contabiliza mais de mil pessoas, do entorno foram afetadas pela correnteza da água, que não poupou carros, casas e até animais. 

Após o episódio, a Defensoria Pública do Rio e a Cedae assinaram um termo de compromisso para compensação imediata às centenas de vítimas. Segundo o documento, todas as famílias irão receber ajuda de custo emergencial de R$ 2 mil reais para compra de roupas e artigos de primeira necessidade. Cada uma delas receberá móveis, eletrodomésticos e utensílios novos tão logo possam voltar para casa. A Cedae está obrigada ainda a arcar com os custos de hospedagem de todos os atingidos pelo acidente. 

Você pode gostar