Ana Alicy dos Santos Viana - Arquivo Pessoal
Ana Alicy dos Santos VianaArquivo Pessoal
Por O Dia

Rio - Uma adolescente de 15 anos morreu, na noite desta sexta-feira, após ser atingida por um tiro no rosto na Praça Seca, na Zona Oeste do Rio. De acordo com as primeiras informações, Ana Alicy dos Santos Viana foi atingida, por volta das 18h30, na Rua Capitão Menezes, por disparos que teriam vindo de uma comunidade da região. Ela estaria indo para a igreja.

Inicialmente, a jovem foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Madureira e depois foi transferida para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu aos ferimentos.

Nas redes sociais, amigos da adolescente lamentaram a trágica morte. "Você sempre foi uma menina boa, doce, simpática, sempre com o sorriso lindo no rosto, sempre dando conselhos e querendo deixar todo mundo feliz. Sentiremos muito a sua falta, mas sei que você está em um lugar melhor, agora. O céu ganhou uma estrela essa noite. Descanse em paz! Deus com certeza te recebeu de braços abertos", uma amiga escreveu.

Alicy foi atingida por um tiro no rosto - Arquivo Pessoal

Operação

Na tarde desta sexta, a Polícia Civil fez uma operação na região. A ação foi uma continuação da operação deflagrada na quinta para combater a milícia que atua na Taquara, bairro vizinho. Dois homens apontados como milicianos foram presos e três fuzis (AK-47, AR-10 e M-16), três pistolas, munições e carregadores foram apreendidos. 

Ana Alicy foi a terceira vítima fatal de bala perdida em pouco mais de 24 horas no Rio. Na tarde de quinta, no Complexo do Alemão, João Victhor Valle Dias, de 9 anos, morreu ao ser baleado no peito.

Horantes antes, já em Senador Camará, Edna Palafoz de Oliveira foi atingira no momento em que bandidos armados atacaram um blindado da Polícia Milita.

Aumento de morte

Em 2017, 365 crianças e adolescentes foram mortos no Estado do Rio, sendo 104 em ações das forças de segurança, o que corresponde a 28% do total. O número mostra uma tendência de crescimento no estado desde 2011, quando a taxa de homicídios decorrentes de intervenção policial para adolescentes por grupo de 100 mil habitantes foi de 0,9, crescendo ano a ano até chegar a 7,4 no ano passado. Os dados estão na quarta edição do Dossiê Criança e Adolescente, lançado nesta sexta pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão da Secretaria estadual de Segurança.

Segundo a organizadora do dossiê, Flávia Vastano Manso, o estado segue a tendência nacional de aumento dos assassinatos. "Na questão da letalidade violenta (de crianças e adolescentes) a gente viu que o Rio de Janeiro segue a tendência nacional, com mudança de patamar a partir de 2014 na taxa das vítimas de homicídios dolosos e também de mortes por intervenção policial".

Você pode gostar