A vereadora Marielle Franco foi assassinada a tiros no dia 14 de março de 2018, atentado que também matou o motorista Anderson Gomes - Renan Olaz / Câmara Municipal do Rio
A vereadora Marielle Franco foi assassinada a tiros no dia 14 de março de 2018, atentado que também matou o motorista Anderson GomesRenan Olaz / Câmara Municipal do Rio
Por O Dia

Rio - A vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada em 14 de março deste ano, será homenageada na Assembleia Legislativa (Alerj) no próxima segunda-feira (10), quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos e os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Familiares de Marielle receberão a Medalha Tiradentes, comenda mais alta do parlamento, em nome da ex-vereadora. A cerimônia será realizada no plenário da Alerj, às 10h. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), com quem Marielle trabalhou por 10 anos.

Na ocasião, serão apresentados os relatórios da Comissão de Direitos Humanos da Alerj e da Subcomissão da Verdade na Democracia - Mães de Acari. O relatório da Comissão de Direitos Humanos é uma prestação de contas do trabalho realizado ao longo dos 10 anos em que Freixo presidiu o colegiado: mais de 6.500 atendimentos e 80 audiências públicas foram realizadas. Já o relatório da Subcomissão da Verdade na Democracia reúne dados e testemunhos dos crimes de execução, tortura e desaparecimento praticados no período democrático.

Já confirmaram presença na cerimônia representantes do Ministério Público do Estado, da Defensoria Pública do Estado e do Tribunal de Justiça, familiares de Marielle, familiares de vítimas da violência policial e de policiais assassinados e pessoas atingidas pelos crimes tratados em ambos os relatórios. 

Você pode gostar