Mais Lidas

Chuva atinge várias regiões do Rio

Mais de 700 raios caíram sobre o município durante o temporal

Por O Dia

Chuva no Rio de Janeiro
Chuva no Rio de Janeiro -

Rio - Uma forte chuva atingiu várias regiões do estado do Rio nesta sexta-feira. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura (Cor), o município do Rio entrou em estágio de atenção às 16h55. O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. Além disso, mais de 700 raios caíram sobre o município durante o temporal. 

Na Zona Norte, houve registro de chuva muito forte na Piedade, forte em bairros, como Penha, Méier e São Cristóvão, além do Centro. Na Zona Sul, houve registro de chuva moderada em Laranjeiras. O bondinho do Pão de Açúcar teve o serviço interrompido.

A cidade também registrou bolsões d'água, quedas de árvore e congestionamentos. A previsão para as próximas horas ainda é de chuva moderada/forte, principalmente em bairros da Zona Norte e do Centro.

Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ruas do bairro Boa Esperança, ficaram alagadas por volta das 15h desta sexta-feira. 

Queda de raio atrasa trem 

A queda de um raio na estação Ramos, da SuperVia, atrasa as viagens na tarde desta sexta. De acordo com a Concessionária, os trens do ramal Gramacho/Saracuruna aguardam ordem de circulação após o incidente que afetou o sistema de energia na região. "Nossos técnicos atuam para o restabelecimento do serviço", informou a SuperVia em nota.

Recomendações em caso de temporal 

O Centro de Operações recomenda a todos os cidadãos que se cadastrem no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto.

Já a prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas:

· Permaneça ou procure um local seguro. Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;

· Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito;

· Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;

· Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;

· Redobre atenção ao dirigir. Em caso de chuva, as pistas ficam escorregadias e podem conter bolsões d’água. Mantenha os faróis acesos;

· Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;

· Evite colocar o lixo nos pontos de coleta. A água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias;

· Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação;

· Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura).

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Tempo muda no Rio a partir de domingo Daniel Castelo Branco
Chuva no Rio de Janeiro WhatsApp O Dia (98762 8248)

Comentários