Chuva atinge várias regiões do Rio

Mais de 700 raios caíram sobre o município durante o temporal

Por O Dia

Chuva no Rio de Janeiro
Chuva no Rio de Janeiro -

Rio - Uma forte chuva atingiu várias regiões do estado do Rio nesta sexta-feira. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura (Cor), o município do Rio entrou em estágio de atenção às 16h55. O Estágio de Atenção é o segundo nível em uma escala de três e significa a possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas. Além disso, mais de 700 raios caíram sobre o município durante o temporal. 

Na Zona Norte, houve registro de chuva muito forte na Piedade, forte em bairros, como Penha, Méier e São Cristóvão, além do Centro. Na Zona Sul, houve registro de chuva moderada em Laranjeiras. O bondinho do Pão de Açúcar teve o serviço interrompido.

A cidade também registrou bolsões d'água, quedas de árvore e congestionamentos. A previsão para as próximas horas ainda é de chuva moderada/forte, principalmente em bairros da Zona Norte e do Centro.

Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ruas do bairro Boa Esperança, ficaram alagadas por volta das 15h desta sexta-feira. 

Queda de raio atrasa trem 

A queda de um raio na estação Ramos, da SuperVia, atrasa as viagens na tarde desta sexta. De acordo com a Concessionária, os trens do ramal Gramacho/Saracuruna aguardam ordem de circulação após o incidente que afetou o sistema de energia na região. "Nossos técnicos atuam para o restabelecimento do serviço", informou a SuperVia em nota.

Recomendações em caso de temporal 

O Centro de Operações recomenda a todos os cidadãos que se cadastrem no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto.

Já a prefeitura recomenda que a população tome as seguintes ações preventivas:

· Permaneça ou procure um local seguro. Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;

· Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito;

· Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;

· Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;

· Redobre atenção ao dirigir. Em caso de chuva, as pistas ficam escorregadias e podem conter bolsões d’água. Mantenha os faróis acesos;

· Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;

· Evite colocar o lixo nos pontos de coleta. A água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias;

· Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação;

· Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura).

Galeria de Fotos

Rio tem previsão de chuva moderada a forte nas próximas horas Daniel Castelo Branco
Chuva no Rio de Janeiro WhatsApp O Dia (98762 8248)

Comentários