Jorge Eduardo Santos, 15 anos, era de Além Paraíba, interior do estado do Rio

 - Reprodução
Jorge Eduardo Santos, 15 anos, era de Além Paraíba, interior do estado do Rio Reprodução
Por O Dia

Rio - Os corpos dos dez mortos no Centro de Treinamento do Flamengo, em Campo Grande, na manhã desta sexta-feira, já estão no Instituto Médico-Legal (IML), em São Cristóvão, na Zona Norte. A maioria das vítimas era de jovens atletas de fora do Rio, que dormia no alojamento durante o fim desta madrugada. Por isso, ainda não há nenhum parente no local. Os corpos estão sendo identificados por DNA e arcada dentária. Até agora a identidade de oito vítimas foram divulgadas

Os corpos dos 10 mortos do incêndio do Ninho do Urubu foram encontrados carbonizados. A informação é do tenente do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, Douglas Henaut. "Infelizmente não conseguimos resgatar ninguém dentro do local. Tentamos entrar e fazer a localização das vítimas, mas não foi possível. Os corpos foram encontrados todos carbonizados", informou Douglas Henaut. As três vítimas socorridas com vida foram encontradas fora do alojamento.

Três jovens atletas foram feridos pelo incêndio. Um deles, Jonathan Cruz Ventura, 15 anos, está com estado de saúde gravíssimo. O zagueiro natural de Vila Velha teve de 30 a 35% do corpo queimado. Ele passou por uma cirurgia no Hospital Lourenço Jorge, e depois será transferido para o Hospital Pedro II, referência no tratamento de queimados. As outras duas vítimas: Cauã Emanuel Gomes Nunes e Francisco Diogo Bento Alves foram socorridos ao Lourenço Jorge, mas a pedido do Flamengo, serão encaminhados a uma unidade particular, Hospital Vitória, também na Barra.

A Prefeitura do Rio informou que o alojamento do Centro de Treinamento do Flamengo, que recebia os jogadores do time de base do clube, não tinha licença municipal para funcionar como dormitório. Para as autoridades, aquela área era destinada a um estacionamento.

"A área de alojamento atingida pelo incêndio não consta do último projeto aprovado pela área de licenciamento, no dia 5 de abril de 2018, como edificada", afirma a Prefeitura do Rio em nota.

A prefeitura vai abrir um processo de investigação para apurar as responsabilidades da tragédia. O incêndio aconteceu na manhã desta sexta-feira e, até o momento, 10 pessoas morreram e três ficaram feridas. A perícia trabalha com a hipótese de um curto-circuito em um dos aparelhos de ar-condicionado como a principal causa do acidente.

O Corpo de Bombeiros informou, no fim da manhã desta sexta-feira, que o Centro de Treinamento (CT) do Flamengo Ninho do Urubu, em Vargem Grande, não estava regularizado. Segundo o Corpo de Bombeiros, o CT estava em processo de regularização junto à corporação, não possuindo ainda o Certificado de Aprovação (CA), que é o documento final emitido pela corporação.

"O CA é a documentação que atesta a existência e o funcionamento dos dispositivos contra incêndio previstos pela legislação vigente. Não se trata de alvará de funcionamento (estabelecimentos comerciais) ou habite-se (imóveis residenciais). Estes documentos são emitidos pela Prefeitura. Importante esclarecer que a não existência do CA não significa, por si só, que o local não possuía os dispositivos, e sim que não era aprovado pelo CBMERJ" explica o Corpo de Bombeiros.

Você pode gostar
Comentários