Metrô Rio passa a aceitar pagamento por aproximação de cartão de crédito - Daniel Castelo Branco
Metrô Rio passa a aceitar pagamento por aproximação de cartão de créditoDaniel Castelo Branco
Por *LUIZ FRANCO

Rio - O Metrô Rio passou a aceitar pagamento por aproximação de cartão de crédito, celular, pulseira ou relógio, diretamente na catraca, nesta segunda-feira. Para que funcione, basta que o dispositivo esteja habilitado com a tecnologia NFC (Near Field Communication).

O objetivo é "simplificar e tornar a operação mais digital possível, sem necessidade de interferência humana", afirmou o presidente do Metrô Rio, Guilherme Ramalho, em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira. Também estiveram presentes representantes do Banco do Brasil, Bradesco, Visa e Cielo, parceiros da implementação da tecnologia. Futuramente, a expectativa é de que outros bancos, bandeiras e cartões também sejam incorporados. 

Ramalho explicou que "o primeiro passo é o cartão de crédito", o segundo é o de débito e, por último, cartões pré-pagos também serão disponibilizados para compra.

O presidente da Cielo, Paulo Caffarelli, afirmou que a transação é possível porque "é como se tivesse uma maquininha da Cielo" embutida dentro da catraca, pronta para ler o cartão de crédito ou outro dispositivo. Ele informou ainda que outros estabelecimentos no entorno das estações também estão sendo habilitados com a tecnologia, como a Drogaria Venancio e o Supermercado Zona Sul. 

Claudio Jose Oliveira, do Banco do Brasil, disse que "em curto prazo de tempo estaremos com 100% do cartões com essa função no Rio de Janeiro", e que "cerca de 200 mil cartões já foram habilitados".

O presidente da Visa Brasil, Fernando Teles, explicou que a tecnologia já está pronta para ser aplicada "em qualquer outra cidade e qualquer outro meio de transporte do mundo" e a expectativa é que ela se expanda rapidamente, devido à praticidade. Rita Cássio, representante da Bradesco Cartões, ressaltou que não há "nenhuma tarifa adicional" para clientes que optarem por esta forma de pagamento.

A tecnologia já está funcionando em todas as 41 estações de metrô da cidade.

*Estagiário sob supervisão de Thiago Antunes

Você pode gostar
Comentários