Velório de Beth Carvalho  - Estefan Radovicz / Agência O Dia
Velório de Beth Carvalho Estefan Radovicz / Agência O Dia
Por O Dia

Rio - O corpo da cantora e compositora Beth Carvalho é velado na sede do Botafogo de Futebol e Regatas, na Zona Sul do Rio, na manhã desta quarta-feira. O velório é aberto ao público. Às 16h, sai um cortejo no carro do Corpo de Bombeiros para o crematório no Cemitério do Caju, na Zona Norte.

Na despedida fãs e músicos fizeram uma roda de samba cantando seus principais sucessos, além do hino do Botafogo, sua outra paixão.

O corpo de Beth chegou às 9h15 na sede do seu clube do coração. O velório acontece no salão nobre do Botafogo. Há bandeiras do time e também da Mangueira, fotos de Beth com artistas, como Cartola. A Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio (Liesa), da família de Diogo Nogueira, Arlindo Cruz, Dudu Nobre, o Botafogo, Atlético Mineiro e diversas autoridades enviaram coroas de flores, como o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Galeria de Fotos

Velório da Beth Carvalho Daniel Pinheiro/AgNews
Velório da Beth Carvalho Daniel Pinheiro/AgNews
Velório da Beth Carvalho Daniel Pinheiro/AgNews
Hélio de la Peña Daniel Pinheiro/AgNews
Luana Carvalho, filha de Beth Carvalho Daniel Pinheiro/AgNews
Luana Carvalho, filha de Beth Carvalho Daniel Pinheiro/AgNews
Luana Carvalho, filha de Beth Carvalho Daniel Pinheiro/AgNews
Luana Carvalho, filha de Beth Carvalho, recebe o apoio de amigos e familiares Daniel Pinheiro/AgNews
Velório de Beth Carvalho Estefan Radovicz / Agência O Dia
Zeca Pagodinho Daniel Pinheiro/AgNews
Corpo de Beth Carvalho é velado na sede do Botafogo Daniel Pinheiro/AgNews
Coroa de flores enviada pela família de Arlindo Cruz Daniel Pinheiro/AgNews

Muito emocionado, o cantor Dudu Nobre falou sobre a importância do legado da cantora no samba. "Beth deixa um legado maravilhoso. Ela descobriu muita gente e deu oportunidade para muitas pessoas. Uma amiga de todos os sambistas."

"Beth foi uma guerreira que lutou pela vida. Lutava para continuar cantando. Ela entra para história como a madrinha do Samba e também como uma guerreira", completou. 

Zeca Pagodinho falou sobre a importância de Beth em sua carreira. "Ela me pôs pra gravar Camarão Que Dorme A Onda Leva e virei esse Zeca Pagodinho que o Brasil hoje aplaude", declarou. 

Zeca Pagodinho se despede de sua madrinha no samba, Beth Carvalho, na sede do Botafogo, Zona Sul do Rio - Tânia Rêgo/Agência Brasil

O compositor Nelson Sargento lamentou a morte de Beth Carvalho. " Ela realizou o mundo do samba. Tenho grandes lembranças com a Beth Carvalho e das músicas que gravamos e correram o mundo. Fizemos um Projeto Pixinguinha (projeto da Funarte que percorria o país divulgando a música popular brasileira) com o grupo Fundo de Quintal que estava começando, no Acre", lembra.

Para o humorista Hélio de La Peña a morte de Beth Carvalho traz uma grande tristeza. " A música popular perde uma grande artista, uma grande reveladora de talentos,uma grande botafoguense, mas temos que guardar os momentos felizes que ela deixou e a obra que esta eternizada não só no Brasil. Ela estava presente em todos os jogos do Botafogo. Tive a alegria de participar de uma faixa de uma música de Marcelinho Moreira que era uma brincadeira com o Botafogo. Tenho essa satisfação no meu currículo", disse.

O músico Jorge Aragão bastante emocionado destacou o trabalho da cantora "Que Papai do Céu tome conta dela, assim como ela vai cuidar da gente".

O presidente do Botafogo ressaltou que a cantora sera eterna para o clube. 'É uma perda muito sentida para nós botafoguenses, mas ao mesmo tempo uma alegria porque ela permancee junto aos botafoguenses, isso é muito importante. Essa é uma festa de despedida, ela sempre quis que isso acontecesse. O Botafogo se despede de Beth Carvalho hoje, mas não se despede dela porque ela sempre irá eternizar o Botafogo", disse Nelson Mufarrej.

O aposentado José Aurélio Medina, morador de Niterói, também foi dar o último adeus a 'madrinha do samba". "Eu era muito fã e assisti vários shows dela, sempre gostei das músicas cantadas por ela, mas Coisinha do Pai era especial. Fiquei muito sentido com a morte de Beth Carvalho era uma grande cantora', diz.

Beth morreu aos 72 anos, nesta terça-feira, vítima de uma infecção generalizada, segundo o boletim do Hospital Pró-Cardíaco. Ela estava internada desde janeiro deste ano em Botafogo. De acordo com informações, a cantora vinha sofrendo com problemas na coluna desde 2009, quando precisou dar uma pausa na carreira por causa de uma fissura no osso sacro, localizado na base da coluna vertebral.

De lá pra cá, a artista chegou a se apresentar de cadeira de rodas por conta de sua mobilidade que estava mais limitada. Em setembro do ano passado, a sambista chegou a se apresentar deitada ao lado do grupo Fundo de Quintal no KM de Vantagens Hall, no Rio. O show era comemorativo pelos 40 anos do álbum 'De Pé No Chão' que lançou o grupo.

Luana Carvalho, filha de Beth Carvalho - Daniel Pinheiro/AgNews

 

Você pode gostar
Comentários