Prefeitura de Belford Roxo estão sem prefeito desde o afastamento de Waguinho - Reprodução Google Maps
Prefeitura de Belford Roxo estão sem prefeito desde o afastamento de WaguinhoReprodução Google Maps
Por ADRIANO ARAÚJO

Rio - Dois dias depois de Waguinho (MDB) ser afastado da prefeitura, a cidade de Belford Roxo tem efetivamente um novo prefeito. O presidente da Câmara Municipal, Marcio Cardoso Pagniez, o Marcinho Bombeiro (PSL), assumiu automaticamente o cargo, conforme prevê lei orgânica do município, determina que o cargo deve ser ocupado imediatamente. Anteriormente, a informação era de que ele só poderá assumir após sessão na Casa Legislativa, na semana que vem.

Até 11h20 de hoje, Marcinho Bombeiro ainda não tinha chegado ao prédio da prefeitura para trabalhar. A assessoria da Câmara Municipal disse que ele esteve mais cedo na Casa Legislativa e seguiu para o executivo municipal.

O vice, Márcio Canella, do mesmo partido e também alvo da investigação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio (MPRJ) que investiga o desvio de cerca de R$ 14 milhões, foi eleito deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Por isso, assumiu o presidente da Câmara Municipal da municipal 

No dia da operação que deixou inelegível Waguinho, a Câmara Municipal estava fechada, já que foi decretado ponto facultativo de dois dias (segunda e terça-feira) por conta do feriado do Dia do Trabalho na quarta-feira, dia 1º, conforme boletim do dia 25 de abril. Entretanto, a prefeitura disse que funcionou.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho Bombeiro (PSL), que vai assumir prefeitura de Belford Roxo - Reprodução / Facebook

Mesmo afastado, Waguinho segue "atuando" e mostrando suas realizações frente à prefeitura de Belford Roxo. Nesta quinta-feira, por exemplo, o blog do prefeito afastado divulgou a inauguração da Praça dos Xavantes, no bairro de mesmo nome, que ocorreu na última sexta-feira.

Conforme publicado no Informe do DIA de quarta-feira, o grupo político do prefeito Waguinho forjava contratos sem licitação para alugar imóveis no município que pertenciam a doadores de campanhas eleitorais.

A coluna também informou que Marcinho Bombeiro, que assumirá a prefeitura, foi denunciado pelo MP do Rio em fevereiro por crime ambiental. É acusado de poluir o Rio Botas e, na fiscalização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em março de 2018, chegou no local com dois homens armados. 

"O denunciado se dirigiu a um dos caminhões, movendo sua arma das costas para frente da cintura, com o intuito de intimidar", diz a denúncia do Ministério Público.

Mesmo sem prefeito, o prédio está funcionando normalmente, de acordo com a prefeitura, assim como as secretarias. 

Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho - Divulgação / Prefeitura de Belford Roxo

Você pode gostar
Comentários