Marcelo Silva mostra cartão - O DIA
Marcelo Silva mostra cartãoO DIA
Por O Dia
Muitos usuários do Riocard não estão conseguindo usar seus cartões na hora de embarcar em ônibus ou trens. Esses passageiros vêm sendo surpreendidos com a informação de que o benefício está cancelado, suspenso ou inválido. Foi o que constatou o jornal O DIA nesta segunda-feira, ao ouvir os relatos de passageiros que foram ao posto de atendimento da estação Central do Brasil para tentar resolver o problema.
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Na parte da manhã, a fila do posto de atendimento tinha cerca de 50 pessoas. Foram muitos os depoimentos de transtornos. A cuidadora de idosos Regina Lúcia, de 58 anos, por exemplo, conta que tentou utilizar o cartão ontem e não conseguiu. "Passei o bilhete na catraca do trem e apareceu que estava cancelado. Nunca tinha ocorrido isso".
Fila para reclamar do Riocard na estação Central do Brasil - O DIA
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Marcelo Silva, de 47 anos, afirmou que não estava utilizando, até ontem, o cartão porque estava desempregado. Agora que conseguiu um trabalho, o problema surgiu. "Não aparece leitura. A empresa diz que está desbloqueado e que depositou o dinheiro, mas na máquina não funciona", diz.
A analista de sistemas Raquel de Matos Maia, 30, conta que também teve problemas. "Comigo é a primeira vez. Eu tenho esse cartão há anos, mas nunca tive problema antes. Passei hoje no Metrô e funcionou. Chego aqui, na Central, e apareceu no leitor que estava cancelado."
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Explicação não convence
Um funcionário do posto de atendimento que dava orientações na fila de espera informou um possível motivo dos transtornos: o sistema da Supervia estaria passando por uma atualização, e, por isso, os benefícios tiveram que ser cancelados. No entanto, a explicação não convenceu muita gente que esperava uma solução. Alguns passageiros alegam que os problemas já acontecem há algum tempo.
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Um cliente que não quis se identificar disse que é a segunda vez que teve o benefício cancelado. "Em março, estive aqui no posto também. Na ocasião, quando passei meu cartão na catraca, apareceu que estava cancelado. O funcionário que me atendeu à época disse que era erro na leitura. Fui obrigado a fazer um novo", disse ele.
A RioCard lamentou os transtornos causados e informou que "está estudando a implantação de novas plataformas de relacionamento e aperfeiçoamento dos canais já existentes, que recebem mais de 240 mil atendimentos mensais. "Com relação aos casos citados, a RioCard esclarece que eventuais falhas e inoperância dos cartões podem ter relação com defeito do cartão ou uso inadequado do mesmo, não cumprimento das regras de benefícios concedidas, entre outros", acrescentou.
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A Supervia informou que não foi notificada pela Riocard, mas vai checar eventuais problemas hoje.