Preso no Rio de Janeiro - Divulgação / Polícia Civil RJ
Preso no Rio de JaneiroDivulgação / Polícia Civil RJ
Por O Dia
Rio - Uma megaoperação envolvendo as polícias civis de 21 estados e do Distrito Federal foi às ruas para cumprir mandados de prisão contra envolvidos em homicídios e feminicídios nesta terça-feira. Mais de 300 pessoas foram presas em todo o país. Somente no Rio, foram 149 presos, sete por feminicídio, dos 328 mandados no estado. Ainda foi cumprido um mandado de Busca e Apreensão de adolescente infrator no estado. A operação foi batizada de Cronos II. 
Além disso, sete adolescentes foram apreendidos em todo o país. A estimativa é de que cerca de 500 suspeitos estejam foragidos.
Publicidade
Dos mandados cumpridos no Rio, está o contra Manuel Avelino de Sousa Junior, conhecido como Peida Voa. Ele é suspeito de ter matado e esquartejado a estudante Matheusa Passarelli, no Morro do Dezoito, em Água Santa, na Zona Norte do Rio, no dia 29 de abril do ano passado.
Além dele, Thiago da Rocha Azevedo, Alexsandro Tejadas Silva foram presos e um menor de 16 anos apreendido envolvidos na morte e ocultação do cadáver do aposentado Paulo Cezar Vaz Santos, de 68 anos. O corpo de Paulo Cesar foi encontrado com marcas de tiro boiando na Baía de Guanabara, no último dia 10, na altura da Ilha do Governador. Ele estava desaparecido desde o dia 7. 
Publicidade
Outro preso no Rio foi Raphael da Silva Thosi, que matou o padrasto, Cristiano Aquino de Oliveira, a tiros, em fevereiro de 2008. O crime aconteceu na casa em que eles moravam em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
A operação contou com a participação de 487 policiais civis e 164 viaturas no Rio de Janeiro. Os policiais de São Paulo pretendiam cumprir mais de 1.500 mandados de prisão e 28 mandados de busca e apreensão, mas até o momento não há um balanço.
Publicidade

Galeria de Fotos

Preso no Distrito Federal Divulgação / Polícia Civil DF
Preso no Rio Grande do Sul Divulgação / Polícia Civil RS
Preso no Rio Divulgação / Polícia Civil
Preso no Pará Divulgação / Polícia Civil PA
Preso no Pará Divulgação / Polícia Civil PA
Preso no Rio de Janeiro Divulgação / Polícia Civil RJ
Presa em Santa Catarina Divulgação / Polícia Civil SC
Preso no Amapá Divulgação / Polícia Civil AP
PRIMEIRA FASE
Publicidade
Deflagrada em agosto de 2018, a primeira fase da Operação Cronos resultou na prisão de mais de 2,6 mil pessoas em todo o país. Além disso, foram apreendidos 341 adolescentes.
Segundo o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil divulgou NA época, 42 pessoas foram presas por feminicídio; 404 por homicídio; 289 presos por crimes relacionados à Lei Maria da Penha; 640 foram autuadas em flagrante por posse ou porte irregular de arma de fogo, tráfico de drogas e outros crimes; e outras 1.252 pessoas foram detidas em decorrência de mandados de prisão expedidos por outros crimes.

Durante a primeira fase, foram apreendidas 146 armas de fogo e aproximadamente 383 quilos de entorpecentes, como maconha, cocaína e crack. Mais de 7,8 mil policiais civis de todo o país participaram das ações.
Publicidade
Com informações da Agência Brasil